Topo

Leilões de arte da primavera em Nova York têm bom início

04/05/2011 12h59

NOVA YORK (Reuters) - Os leilões da primavera norte-americana começaram com a venda de 170 milhões de dólares em obras de arte impressionistas e modernas pela Sotheby's, mas a atração principal, um Picasso de 1934, ficou bem abaixo da estimativa mais baixa de valor.

"Mulheres lendo (duas personagens)" foi arrematado por 21,36 milhões de dólares, incluindo comissão, na terça-feira, sendo que a expectativa era que alcançasse até 35 milhões. As estimativas não incluem a comissão, que representa mais de 12 por cento do valor total.

Vários outros trabalhos -- incluindo "Les Cariatides", de Paul Delvaux, arrematado por 9 milhões de dólares, quase o dobro da estimativa mais alta e um recorde para o artista -- atraíram preços fortes.

O leilão arrecadou ao todo 170,5 milhões de dólares. A estimativa prévia tinha sido de entre 159 e 230 milhões. Das 59 obras oferecidas, 15, ou 25 por cento, não foram compradas.

A Sotheby's se disse satisfeita com o resultado, especialmente em vista da dificuldade de montar o leilão, na medida em que muitos colecionadores estão optando por ficar com suas obras mais importantes, já que os preços estão em alta.

Mas ela indicou que algo poderia ter sido melhor. O ano passado foi um dos melhores para a Sotheby's e a casa rival Christie's, depois de um 2009 fraco em meio à crise financeira global.

Várias obras, especialmente esculturas, tiveram bom desempenho. "Mulher em pé", de Giacometti, foi vendida por 7,36 milhões de dólares, e "O Pensador", de Rodin, por 4 milhões de dólares, ambos os preços representando mais do dobro da estimativa mais alta.

"Jovem taitiana", de Gauguin -- o único busto plenamente trabalhado do artista do qual se tem conhecimento -- foi arrematada por 11,28 milhões de dólares. Como a maioria das obras mais caras, o valor foi próximo da estimativa mais baixa.

O leilão foi marcado por lances fortes da Rússia e dos EUA, apesar da fraqueza do dólar no mercado internacional. Os leilões continuam na quarta-feira com o leilão de arte impressionista e moderna da Christie's. (Chris Michaud)