Topo

Kate impressiona com vestido de estilista da grife McQueen

29/04/2011 08h55

Por Matt Falloon

LONDRES (Reuters) - Kate Middleton usou um vestido deslumbrante, mas simples, criado pela estilista Sarah Burton, da grife Alexander McQueen, para se casar com o príncipe William nesta sexta-feira e completou o visual com uma tiara emprestada pela nova sogra, a rainha Elizabeth.

Fashionistas em todo o mundo especularam durante meses sobre quem assinaria o vestido, um feito que definiria a carreira por se tratar de criar o traje mais comentado da década.

O vestido tinha um aplique de renda feita à mão sobre seda e cetim na cor marfim, com uma longa cauda. Inspirado no novo brasão de Middleton, os brincos de Kate foram feitos com diamantes em formato de folhas e frutos de carvalho.

"O vestido é absolutamente mágico -- parece que foi feito por pássaros azuis", disse Angela Buttolph, editora do site da revista de moda Grazia.

"É o vestido perfeito de princesa da Disney para o que tem sido o maior conto de fadas da Walt Disney, desde o príncipe encantado fardado de vermelho, a floresta encantada na abadia e ela parecendo com uma donzela radiante."

A identidade do estilista e os detalhes do vestido foram mantidos em segredo pelo Palácio St. James durante o período que antecedeu o casamento de Kate Middleton com o príncipe britânico William.

Uma marquise especial foi erguida em frente à entrada do hotel onde Kate se preparou, em Londres, para impedir que qualquer um pudesse dar uma espiadela no traje antes de a noiva sair do carro em frente à abadia de Westminster.

A multidão em frente ao local do casamento estava totalmente surpreendida com o vestido e com a noiva.

"É exatamente o que eu estava esperando para ela -- simples e lindo," disse a aposentada Sarah Jones. "Ela é uma noiva linda."

Jornais e sites pelo mundo já haviam divulgado diversas informações identificando o estilista, mas nenhum foi confirmado.

Nomes que foram apresentados nos artigos e blogs incluíram Bruce Oldfield e Sophie Cranston da grife Libelula.

O mundo da moda mostrou forte interesse nas roupas da noiva de 29 anos nos últimos meses, e especialistas da indústria da moda fizeram previsões de que ela teria uma enorme influência sobre as vendas no mercado.

"A indústria da moda agora está oficialmente estupefata com Kate Middleton e todos no escritório estão em lágrimas," disse Grazia Buttolph.

Comparações intermináveis foram feitas entre Kate Middleton e a falecida mãe de William, a princesa Diana, um ícone de estilo até o momento de sua morte em 1997, aos 36 anos.

O vestido de Kate Middleton foi radicalmente diferente daquele usado por Diana em seu casamento com o príncipe Charles em 1981, um modelo de babados e rendas na cor creme, desenhado por Elizabeth Emanuel.

Antes do casamento desta sexta-feira, Emanuel disse à Reuters que Kate é mais velha e mais segura em termos de moda do que Diana, de 20 anos, então provavelmente saberia melhor o que gostaria de vestir para seu grande dia.

"Com Diana, ela era muito jovem quando fomos apresentados a ela, e a moda não era um de seus maiores interesses, então ela realmente não tinha seu próprio estilo", disse a estilista Elizabeth Emanuel.

"Mas Kate Middleton tem. Ela trabalha com moda. Ela sabe o que fica bem nela."

(Reportagem adicional de Mike Collett-White e Marie-Louise Gumuchian)