Topo

SAIBA MAIS-Fatos sobre Kate Middleton

28/04/2011 22h39

(Reuters) - Milhares de britânicos planejam ir às ruas de todo o país na sexta-feira para celebrar o casamento do príncipe William com a plebeia Kate Middleton. A seguir, alguns fatos sobre a noiva.

INFÂNCIA:

* Mais velha de três irmãos, Catherine Middleton nasceu em 9 de janeiro de 1982 numa família de classe média que vivia em Berkshire, zona oeste de Londres.

* Seu pai, Michael, trabalhava como piloto de aviões, e a mãe, Carole, era comissária de bordo, mas depois montou uma empresa que vendia acessórios para festas pelo correio.

ROMANCE REAL:

* Ela conheceu o príncipe William na Universidade Saint Andrews, na Escócia, em 2001, onde estudou história da arte. O casal vivia junto com outros amigos numa república estudantil.

* Em abril de 2004, ela já ia com William, Harry e Charles à viagem anual de esqui na Suíça, causando alvoroço entre os fotógrafos.

* O casal chegou a romper em 2007, quando William foi transferido para outros lugares da Grã-Bretanha como parte do seu treinamento militar, segundo a imprensa.

* Alguns tabloides a apelidaram de "Waity Katie" ("Katezinha da Espera"), porque a data do casamento nunca era marcada, e a criticaram por supostamente não fazer nada da vida enquanto aguardava que William pedisse a sua mão.

* A entidade britânica de regulamentação da imprensa recebeu em 2007 queixas em nome de Kate, depois de ela ser assediada por fotógrafos e cinegrafistas em frente ao seu apartamento, em Londres.

O episódio gerou comparações com a obsessão da mídia com a princesa Diana, mãe de William, que morreu em 1997 num acidente de carro em Paris, quando era perseguida por paparazzi.

* O noivado de Kate e William foi anunciado ao mundo em novembro de 2010.

* Em 24 de fevereiro, o príncipe e a namorada participaram de seu primeiro evento oficial juntos, num prenúncio da vida de assédio que os espera.

* A imprensa internacional e centenas de admiradores foram à baía de Trearddur Bay, na ilha galesa de Anglesey, para ver o casal participar da inauguração de um barco salva-vidas.

* O casamento do príncipe e da futura princesa, na sexta-feira, acontecerá na abadia de Westminster, em Londres, e deve ser visto pela TV por centenas de milhões de pessoas mundo afora. Os noivos devem morar em Anglesey depois de casados.

(Por Peter Griffiths e David Cutler)