Topo

Diamante rosa fica sem comprador em leilão em Nova York

Diamante rosado é exibido na casa de leilões Christie"s, em Nova York (12/04/2011) - Andrés Iamartino / EFE
Diamante rosado é exibido na casa de leilões Christie's, em Nova York (12/04/2011) Imagem: Andrés Iamartino / EFE

13/04/2011 17h45

NOVA YORK (Reuters Life!) - Um diamante com mais de dez quilates rosa arroxeado, que se previa que fosse arrematado por até 15 milhões de dólares, não encontrou comprador no leilão de Joias Magníficas da casa Christie's, que arrecadou ao todo 31,8 milhões de dólares.

"Ficamos desapontados com o fato de o diamante rosa-roxo de dez quilates não ter encontrado comprador, mas diamantes de alta qualidade brancos, azuis, rosas e amarelos tiveram ótimos resultados," disse o diretor de joalheria da Christie's em Nova York, Radul Kadakia, após o leilão de terça-feira.

Ele acrescentou que um diamante azul Fancy Vivid foi arrematado por 3,67 milhões de dólares, mais de 1 milhão de dólares por quilate, superando a estimativa mais alta de valor.

Cinco joias superaram a marca de 1 milhão de dólares. A Christie's disse que o leilão foi marcado por uma disputa acirrada entre compradores comerciais e colecionadores particulares em torno de diamantes sem cor, grandes gemas e joias assinadas.

Mas o Fancy Vivid de 10,09 quilates estava previsto para ser o destaque do leilão. Nos últimos anos, os preços de grandes diamantes cor-de-rosa, os mais caros diamantes coloridos que existem no mercado, vêm subindo vertiginosamente. Menos de 10 por cento de todos os diamantes rosas garimpados pesam mais de 20 quilates.

Eles ganham sua cor graças a um deslize natural raro da grade cristalográfica na pedra enquanto ela se forma dentro da crosta da Terra.

Dois clientes fizeram lances pelo diamante, mas nenhum dos lances chegou ao valor mínimo pelo qual o proprietário se dispunha a vendê-lo. (Chris Michaud)