Topo

Tampão de olho de John Wayne em "Bravura Indômita" vai a leilão

06/04/2011 14h02

Por Zorianna Kit

LOS ANGELES (Reuters) - O famoso tampão de olho usado por John Wayne em seu filme "Bravura Indômita", de 1969, e o Globo de Ouro que ele recebeu pelo papel do policial bêbado Rooster Cogburn no filme serão vendidos em leilão, anunciou a Heritage Auctions.

Descrito como o maior leilão da história feita de objetos do arquivo pessoal de John Wayne pertencentes a um só proprietário, o leilão será em Los Angeles entre 3 e 6 de outubro.

Serão oferecidos também artigos como as botas e os chapéus de caubói do ator, sua carteira de habilitação de motorista, seu passaporte, seu cartão American Express e roteiros de cinema com anotações manuscritas feitas por John Wayne.

Ethan Wayne, um dos filhos do ator e presidente da empresa familiar John Wayne Enterprises, disse que desde que seu pai morreu, em 1979, foi apenas recentemente que a família examinou seus objetos pessoais, que estavam armazenados em um depósito.

"Pensamos: 'Qual seria a melhor utilização a fazer destes objetos?'", disse Ethan à Reuters em entrevista na terça-feira.

"Os objetos especiais, como os trabalhos de arte e memorabília de meu pai, já estão em museus. E, quando meu pai faleceu, pudemos escolher alguns objetos que tinham significado especial para nós. Os museus já foram atendidos, e nós também. Quais são os próximos a serem levados em conta? Os fãs."

Ethan Wayne disse que acha que seu pai aprovaria o leilão, porque os fãs eram tão importantes para o ícone americano premiado com o Oscar quanto sua própria família.

John Wayne fez mais de 170 filmes, em sua maioria westerns e filmes de guerra. Ele morreu em junho de 1979, aos 72 anos, de câncer do estômago.

As estimativas prévias do valor de objetos individuais que vão a leilão variam entre 100 e 50 dólares.