Topo

Grã-Bretanha pede que China liberte artista detido

04/04/2011 18h18

LONDRES (Reuters) - A Grã-Bretanha pediu na segunda-feira a libertação do artista chinês Ai Weiwei, crítico destacado do Partido Comunista chinês que foi detido pela polícia quando estava prestes a embarcar em um avião para Hong Kong.

"Estou muito preocupado com a notícia de que Ai Weiwei foi detido pelas autoridades chinesas", disse o secretário do Exterior britânico, William Hague, em comunicado.

"Peço ao governo chinês que esclareça com urgência qual é a situação de Ai e garanta seu bem-estar. Espero que ele seja libertado imediatamente."

Hague acrescentou que os direitos humanos implementados sob o Estado de direito constituem "pré-requisitos essenciais" para a prosperidade e estabilidade de longo prazo da China.

A galeria Tate Modern, em Londres, onde a enorme instalação "Sementes de Girassol", de Ai, composta de 100 milhões de réplicas de sementes feitas de porcelana , está em exibição no enorme salão Turbine, também declarou estar preocupada com o desaparecimento do artista.

"Estamos consternados pelos fatos que mais uma vez ameaçam o direito de Weiwei de expressar-se livremente como artista e esperamos que ele seja libertado imediatamente", disse um porta-voz da galeria.

A detenção do artista plástico de 53 anos vem somar-se a uma lista crescente de dissidentes detidos por um governo determinado a sufocar qualquer indício de contestação de seu poder no momento em que se aproxima de uma transição em sua liderança, no final de 2012.

(Reportagem de Mike Collett-White)