Topo

Exposição recria universo dos filmes de Harry Potter em Nova York

04/04/2011 19h31

NOVA YORK (Reuters Life!) - Passeie por Hogwarts, visite a sala da classe Gryffindor e veja a cama de Harry Potter no quarto que ele divide com Ron Weasley em uma nova exposição montada na Discovery Times Square, em Nova York.

Centenas de artefatos, dezenas de figurinos, acessórios e móveis da franquia cinematográfica usados na exposição "Harry Potter, The Exhibition" vão transportar os fãs do menino mago para o mundo em que Harry, Hermione e Ron combatem o malévolo lorde Voldemort.

Estique-se na enorme cadeira de reclinar de Hagrid na cabana que ele divide com seu cão Fang e ande pela Floresta Proibida, habitada por unicórnios, centauros e outros seres dos livros e filmes da série.

Sente-se debaixo das velas flutuantes do Salão Nobre, onde acontecem festas e bailes.

Mesmo os visitantes não familiarizados com os livros de J.K. Rowling - fenômeno editorial visto como responsável por ter levado uma nova geração a aderir à leitura - e com a franquia de blockbusters do cinema baseados neles não poderão deixar de se impressionar com os detalhes e a qualidade artística dos mais de 200 artefatos e acessórios da exposição.

"É como passar um dia em Hogwarts", disse Eddie Newquist, executivo criativo chefe da Global Experience Specialists, Inc. (GES), de Las Vegas. "Você tem a sensação de ter pisado dentro do filme."

A exposição levou anos para ser criada e inclui artefatos do filme final, "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", que será lançado em julho. Ela ficará em Nova York até 5 de setembro, em sua última escala nos Estados Unidos antes de ser levada para fora do país.

Dividida em várias seções, a mostra, que cobre uma área de 1.300 metros quadrados, abrange todos os aspectos do mundo mágico de Harry e suas aventuras com Ron e Hermione.

Seções interativas na sala de aula de herbologia e a seção sobre o quadribol, o esporte mais popular entre os aprendizes de feiticeiros, também fazem o visitante sentir que mergulhou no mundo de Harry Potter. (Patricia Reaney)