Topo

Urso amarelo gigante ilumina Nova York

02/04/2011 18h13

Por Michelle Nichols

NOVA YORK (Reuters) - Londres tem o Paddington Bear, mas Nova York agora tem um urso amarelo gigante, uma grande escultura que poderá alcançar mais de 9 milhões de dólares em um leilão em maio, informou a Christie's, no sábado.

Com 7 metros de altura, o urso de bronze caído sob um abajur preto estará em exibição durante cinco meses no centro de Manhattan a partir da próxima semana e será um dos destaques do leilão de 11 de maio.

A escultura de 15,8 toneladas é do artista suíço baseado em Nova York Urs Fischer. Brett Gorvy, vice-presidente da Christie's, descreveu Fischer como o Jeff Koons de sua geração.

"Temos visto esculturas contemporâneas de Jeff Koons venderem por 25 milhões de dólares e Urs Fischer é o principal pretendente ao trono", disse ele. "Ele é considerado hoje o mais importante, o mais provocativo dos artistas contemporâneos."

Gorvy disse que o colecionador norte-americano vendendo a escultura já recusou uma oferta privada de 9 milhões de dólares. "A expectativa é que ele vá fazer mais do que isso", disse. "Há uma chance muito boa de que (a obra) vá para um museu ou uma instituição privada."

O urso, com olhos de botão, está sendo montado no famoso edifício Seagram na Park Avenue. Gorvy disse que conseguir permissão para instalar a escultura foi um projeto em si.

Um recurso adicional da obra, de acordo com a casa de leilões, é que a lâmpada acima da cabeça do urso pode ser ligada, deixando-o iluminado à noite.

"Uma escultura marcante dessa natureza convida colecionadores particulares e museus ao redor do mundo, mas pode ser adquirida por uma cidade como uma forma de atrair o turismo cultural", disse Gorvy.