Topo

Brincadeiras de 1o de abril zombam do casamento real britânico

01/04/2011 13h09

Por Mike Collett-White

LONDRES (Reuters) - O casamento real na Grã-Bretanha foi desmarcado! Não, vai acontecer - é uma brincadeira de 1o de abril, o Dia da Mentira.

A grande cerimônia real marcada para o final deste mês foi o maior alvo das tradicionais brincadeiras feitas pela imprensa no 1o de abril. Algumas das matérias falsas mostraram a noiva do príncipe William, Kate Middleton, comprando roupas de bebê e o jornal de esquerda The Guardian aderindo à defesa da monarquia.

Além do casamento real, o magnata britânico Richard Branson teria comprado Plutão para tentar fazer com que o astro volte a ser planeta, e sua companhia aérea Virgin Atlantic vai incentivar os passageiros de primeira classe a cultivar seus próprios legumes durante vôos de longa duração, segundo jornais.

O Daily Telegraph noticiou a existência de um "memorando secreto" sobre planos do Partido Trabalhista de promover festas de rua ao estilo das do casamento real para comemorar o casamento próximo de seu líder Ed Miliband, em 27 de maio.

Em termos de recursos jornalísticos, poucos veículos fizeram um esforço tão grande quanto o Guardian, tradicional reduto de republicanismo e críticas à monarquia.

"Em uma virada considerável, o Guardian anuncia hoje seu apoio pleno à monarquia", disse o jornal em sua edição online, que inclui um grande blog ao vivo que satiriza jornais e emissoras rivais.

O jornal inclui uma foto do príncipe Harry, irmão e padrinho de casamento do príncipe William, segurando "o que parece ser um rascunho de seu discurso de padrinho", sendo que o texto faz referência a um incidente envolvendo uma cabra e Guy Pelly, amigo dos príncipes, na elegante boate Bouji's.

Uma manchete de Últimas Notícias declarava que o casamento real tinha sido desmarcado, mas, quatro minutos depois, uma "correção" retificava a informação.

A maioria dos leitores entendeu que eram brincadeiras, mas quem estivesse na dúvida poderia tranquilizar-se com um título do blog em latim: "Sis tranquillus est iocum." Não se preocupe, é brincadeira.

O Daily Mail publicou uma foto de uma sósia de Kate Middleton vendo roupas de bebê em uma vitrine, um mês antes de se casar. O fotógrafo era "Will Sandkate" (Will e Kate).

Em um anúncio de metade de página publicado no Guardian, a BMW orientava os interessados em saber mais sobre seu cupê especial Royal Edition M3 a escreverem para pauline.yorlegg@bmw.co.uk. (zoandocomvocê@bmw.co.uk).

Um pedido de informações enviado por email pela Reuters recebeu a seguinte resposta da BMW:

"Obrigado por seu interesse pelo modelo BMW M3 Royal Edition. Adoraríamos lhe enviar maiores informações, não fosse pelo fato de o modelo ser uma brincadeira de 1o de abril."