De olho em mercado russo, Christie's vai leiloar obra de Freud
LONDRES (Reuters Life!) - A Christie's colocará à venda um retrato pintado por Lucian Freud, considerado "seminal" na carreira do artista britânico, num leilão em Londres no dia 28 de junho.
"Woman Smiling", pintado em 1958/9, é o único retrato que Freud fez de Suzy Boyt, a mãe de cinco dos filhos dele.
A pintura, identificada por especialistas como sendo um momento decisivo na carreira de 88 anos do artista na transição entre a pintura sem textura e as pinceladas grossas e detalhes de impasto, deve ser vendida por 3,5 a 4,5 milhões de libras (4,5 a 7,2 milhões de dólares), segundo estimativas da casa de leilões.
O trabalho será exibido em uma exposição em Moscou entre 2 e 3 de abril, que segundo a Christie's será a primeira exposição "significativa" das obras de Freud na Rússia.
A obra também busca atrair ricos colecionadores de arte da Rússia que, junto com os chineses, ajudaram a impulsionar os preços no mercado de artes nos últimos anos.
Segundo informações ainda não confirmadas, o bilionário russo Roman Abramovich comprou outra obra de Freud, "Benefits Supervisor Sleeping", por 33,6 milhões de dólares em Nova York em 2008, um recorde mundial para um preço em leilão para a obra de um artista vivo.
(Reportagem de Mike Collett-White)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.