Topo

"Rio" leva avenutra de araras na cidade à tela em 3D

24/03/2011 17h17

Por Julia Aquino

RIO DE JANEIRO(Reuters) - Araras azuis, pássaros tropicais e a paisagem das praias e montanhas do Rio de Janeiro chegarão às telas do mundo com o novo filme de animação em 3D "Rio".

O diretor brasileiro Carlos Saldanha, os atores Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, Will.i.am e outros desembarcaram no Rio para assistir à première do filme esta semana e conversaram com a Reuters.

"Rio" conta a história de Blu, um macho de arara azul domesticada que vive em uma pequena cidade do Minnesota e decide ir ao Rio depois que seus donos descobrem que há uma parceira para ele que mora na cidade.

Blu, que não sabe voar, conhece a arara azul Jade e os dois partem em uma aventura juntos. As duas araras precisam escapar de traficantes de animais, enfrentar macacos irados e outros inimigos, tudo isso em meio ao Carnaval, partidas de futebol e muito samba.

O diretor Carlos Saldanha, que é carioca, disse que foram as praias e montanhas do Rio e a cultura vibrante e alegre da cidade que o inspiraram a criar o filme. Vistas maravilhosas do Rio desde o Cristo Redentor têm um papel grande no filme, formando um colorido pano de fundo para as aventuras das duas araras.

Um dos criadores da série de sucesso "A Era do Gelo", Saldanha disse que alguns dos maiores desafios que enfrentou foram desenhar a cidade inteira com precisão e também os detalhes minúsculos dos personagens.

"Este filme é muito complexo, é provavelmente o mais complexo que já fiz", disse ele à Reuters.

"Não apenas por ter que construir a cidade e colocar nela as pessoas, os carros, reproduzir o mar, a praia, a floresta, as favelas e todos os outros elementos o cenário já foi algo avassalador. Mas as coisinhas pequenas também deram muito trabalho, como a baba de um buldogue, que às vezes nos exigiu muito tempo", disse ele.

Anne Hathaway disse que sua personagem, Jade, tem dificuldade em lidar com Blu num primeiro momento, mas depois vai se afeiçoando a ele.

"Eles começam mal, porque Blu acha que eles estão ali para garantir a continuidade da espécie, então se aproxima dela de um jeito que ela acha desagradável. Mas depois, quando se conhecem mais, ela percebe que na realidade ele é fofo", disse ela.

Jesse Eisenberg, que tem em "Rio" seu primeiro papel como dublador, contou que seu personagem sai de sua zona de conforto e tem um choque cultural quando desembarca em sua cidade natal.

"Quando ele retorna ao Rio, fica em choque porque não se lembra da cidade e acha tudo muito diferente do que era quando ele era pequeno. Ele usa protetor solar fator 3000 no bico, e está preparado, mas de muitas maneiras não está preparado, porque não sabe voar, não tem as habilidades de que precisaria para sobreviver no Rio", afirmou.

No Rio, Blu faz novos amigos, incluindo Nico, um canário amarelo dublado por Jamie Foxx, e Pedro, um pássaro de cabeça vermelha cuja voz é a de Will.i.am, o vocalista dos Black Eyed Peas. Os dois pássaros tropicais ajudam o domesticado Blu a se soltar e entrar no clima descontraído do Rio.

Jamie Foxx disse que as paisagens do filme ajudarão o espectador a ter uma ideia de como é a cidade. "O que é bacana no filme é que o Rio vira um personagem do filme. Aquelas tomadas icônicas em que você vê a cidade inteira realmente situam você dentro do clima da cidade", disse o ator.

Foxx e Will.i.am cantam um dueto intitulado "Hot Wings (I Wanna Party)", uma das muitas canções da trilha sonora do filme, produzida pelo brasileiro Sergio Mendes e que tem a participação do cantor de R&B Taio Cruz e dos brasileiros Bebel Gilberto e Carlinhos Brown.