Topo

Começam as filmagens do adiado "The Hobbit"

21/03/2011 16h21

WELLINGTON (Reuters) - Começaram na segunda-feira as filmagens dos longamente aguardados filmes "The Hobbit" encerrando anos de adiamentos provocados por problemas de financiamento e uma disputa trabalhista que quase afastou o projeto da Nova Zelândia.

Os dois filmes estão sendo dirigidos pelo diretor neozelandês Peter Jackson, 49, criador da trilogia "O Senhor dos Anéis", premiada com o Oscar.

As filmagens acontecerão no estúdio Stone Street, em Wellington, e vários lugares na Nova Zelândia, sendo a localização exata um segredo bem guardado. O primeiro dos dois filmes será lançado em dezembro de 2012, e o segundo está previsto para um ano mais tarde.

Os filmes sofreram uma sucessão de problemas, entre os quais a ameaça feita no ano passado pela Warner Bros, unidade da Time Warner, de deslocar a produção para outro país devido a receios que sindicatos impusessem um boicote para respaldar reivindicações de um contrato coletivo.

No ano passado o governo neozelandês mudou leis trabalhistas de modo a garantir que a produção, de valor estimado em 500 milhões de dólares, permanecesse no país, tendo também aumentado os incentivos fiscais oferecidos à Warner Bros e citado prejuízos que poderiam ser sofridos pela pequena indústria cinematográfica nacional se a produção saísse da Nova Zelândia.

Antes disso, problemas com o financiamento dos filmes levaram à saída do diretor original, Guillermo del Toro, em 2010.

O desafio final se deu com a hospitalização de Jackson, no início deste ano, para ser submetido a uma cirurgia de emergência devido a uma úlcera.

"The Hobbit" conta as aventuras de Bilbo Baggins, um hobbit que vive na Terra Média e parte em uma aventura para encontrar um tesouro guardado por um dragão.

Publicado em 1937, o livro é o precursor da trilogia "O Senhor dos Anéis". cuja história também acontece na Terra Média e também é de J.R.R. Tolkien.

O elenco dos filmes inclui a premiada com o Oscar Cate Blanchet, Ian McKellen, Orlando Bloom, Ken Stott e Martin Freeman no papel de Bilbo Baggins.

(Reportagem de Adrian Bathgate)