Topo

Mel Gibson é punido por agressão e terá que assistir a palestras

11/03/2011 21h21

Por Bob Tourtellotte

LOS ANGELES (Reuters) - O ator e cineasta Mel Gibson foi sentenciado na sexta-feira a três anos de prisão com direito a sursis e terá de assistir a palestras sobre violência doméstica, por causa de um processo em que era réu por ter agredido sua ex-namorada.

Gibson, de 55 anos, não se declarou culpado nem inocente, o que pela lei da Califórnia equivale a confessar a culpa. Ele assistiu à audiência vestindo terno escuro e camisa com colarinho aberto, e respondeu diretamente ao juiz quando questionado se entendia a condenação.

O ator terá de assistir às palestras de conscientização durante um ano, além de prestar 16 horas de serviço comunitário e pagar multas e custas judiciais.

Gibson, astro de filmes como "Máquina Mortífera" e "Coração Valente", trava há quase um ano uma batalha judicial com Oksana Grigorieva pela guarda da filha pequena de ambos, Lucia.

Grigorieva acusava Gibson de ter lhe dado um soco durante uma acalorada discussão em 6 de janeiro de 2010. O ator havia admitido anteriormente à Justiça que deu um tapa na ex-namorada, alegando que estava preocupado com a segurança de Lucia, já que Grigorieva estaria chacoalhando a menina.

Gibson alegou também que Grigorieva tentou extorquir dinheiro dele, usando para isso gravações em que um homem lança insultos e ofensas raciais por telefone. Essas gravações, divulgadas no ano passado pelo site de celebridades Radaronline.com, foram atribuídas a Gibson e afetaram negativamente sua carreira.

Depois da separação, Gibson e Grigorieva chegaram a um acordo judicial supostamente de 20 milhões de dólares.

Grigorieva negou que tenha tentado extorquir o ex-companheiro, mas as autoridades investigaram as acusações contra ela, e também as que foram feitas contra Gibson - o que então resultou no acordo judicial selado na sexta-feira.

O site de celebridades TMZ.com disse que a promotoria não formalizará as acusações de extorsão contra Grigorieva, mas isso não pôde ser imediatamente confirmado.

Em nota divulgada por seus advogados ao Radaronline.com, Grigorieva disse que o acordo com Gibson foi feito "com total justiça a todos os envolvidos". Ela não compareceu ao tribunal, mas um promotor disse que ela tinha conhecimento dos termos do acordo.

Também no tribunal, o advogado de Gibson, Blair Berk, disse que seu cliente aceitou o acordo "por causa dos interesses dos seus filhos".

(Reportagem de Bob Tourtellotte)