Topo

Sob chuva, Grande Rio supera incêndio em homenagem a Floripa

08/03/2011 05h23

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Grande Rio entrou na avenida na madrugada de terça-feira disposta a mostrar a força da superação, depois de ter refeito fantasias e carros queimados no incêndio que atingiu a Cidade do Samba no mês passado, e recebeu um banho de chuva e de aplausos do público.

A escola de Duque de Caxias, que prestou uma homenagem a Florianópolis, foi a mais afetada pelo incêndio do dia 7 de fevereiro. A Grande Rio perdeu a maior parte das fantasias e carros alegóricos com o fogo, que também afetou Portela e União da Ilha.

"Gastamos 8 milhões e tivemos com o incêndio um prejuízo de mais 8 milhões. Gastamos outros 4 milhões para colocar o Carnaval na Sapucaí depois do incêndio. Como arrecadamos 12 milhões, ficamos com 8 de prejuízo", disse o presidente da escola, Jaider Soares. "Estamos tentando um ajuda financeira depois do Carnaval. A cidade de Florianópolis não vai dar nada, mas o governador de Santa Catarina prometeu alguma coisa", acrescentou.

Em uma corrida contra o tempo, a Grande Rio refez alegorias e fantasias e conseguiu apresentar um desfile com luxo e animação. As três agremiações afetadas pelo fogo estão fora da disputa do campeonato deste ano, mas não poderão ser rebaixadas.

O carro que representava a famosa ponte Hercílio Luz, destruído pelas chamas, foi refeito e levou funcionários do barracão em um gesto de reconhecimento pelo trabalho intenso para reconstruir o desfile em pouco mais de um mês.

O ex-tenista Gustavo Kuerten, que veio em um carro em formato de uma taça do torneio Roland Garros, foi um dos catarinenses convidados para para desfilar na escola. O tricampeão do Aberto da França disse, ao deixar a avenida, que "nunca viu nada parecido".

Outra catarinense a desfilar, a modelo Ana Hickmann escorregou, caiu na pista molhada e precisou ser atendida por médicos do sambódromo.

MOCIDADE

A Mocidade Independente de Padre Miguel, que antecedeu a Grande Rio na avenida, prestou uma homenagem à agricultura.

A escola apresentou problemas no seu terceiro carro alegórico, chamado "Grandioso banquete à deusa Isis , senhora da agricultura". A alegoria era grande e teve problemas para entrar na Sapucaí. Dois destaques caíram, e o carro ainda bateu na grande do setor 1.

Com o acidente, abriu-se um buraco na escola, e ala que estava atrás passou à frente do carro para que o vácuo não fosse maior.

(Por Maria Pia Palermo, Pedro Fonseca e Rodrigo Viga Gaier)