Topo

Filme sobre Elton John abre Festival de Tribeca, em Nova York

02/03/2011 20h11

NOVA YORK (Reuters) - Um documentário sobre a realização do álbum "The Union", de Elton John, irá inaugurar em abril o Festival de Cinema de Tribeca, com direito a exibição do filme e show do cantor britânico, ambos grátis e ao ar livre.

O documentário dirigido por Cameron Crowe, também intitulado "The Union", terá estreia mundial em 20 de abril no Lower Manhattan, disseram os organizadores na quarta-feira.

"Ter Elton, cuja música transcende gerações, se apresentando depois (da estreia do filme) é um presente extraordinário para o nosso festival e, mais especificamente, para a comunidade do centro da cidade", disse Jane Rosenthal, cofundadora do festival, junto com o marido, Craig Hatkoff, e o ator Robert De Niro.

Nos últimos anos, o Festival de Tribeca, um dos principais dos EUA, vinha realizando aberturas fechadas para convidados, em outra parte da cidade. O filme de estreia no ano passado foi "Shrek Para Sempre".

O festival foi fundado em 2002 para estimular a atividade econômica e cultural no Lower Manhattan, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center. Nesta edição, ele vai de 20 abril a 1o de maio.

O documentário de Crowe acompanha a criação e gravação do álbum que Elton John fez em parceria com o compositor Leon Russell, seu herói musical. Os dois músicos haviam passado mais de 38 anos sem se falar antes de gravarem o disco, lançado em 2010.

(Reportagem de Michelle Nichols e Christine Kearney)