Topo

Cirque du Soleil investe recorde de US$57 mi em show na Rússia

Artistas do Cirque du Soleil se apresentam em Amsterdã, na Holanda (06/10/2010) - AFP
Artistas do Cirque du Soleil se apresentam em Amsterdã, na Holanda (06/10/2010) Imagem: AFP

21/02/2011 17h56

MOSCOU (Reuters Life!) - A companhia de circo canadense Cirque du Soleil vai investir o valor recorde de 57 milhões de dólares em um novo espetáculo em Moscou em 2012, para fazer um teste antes de lançar um show permanente na Rússia até 2015, anunciou seu presidente nesta segunda-feira.

"Zarkana" é o primeiro espetáculo novo do Cirque du Soleil na Rússia e será o mais caro show não permanente que a companhia criou até hoje, disse Daniel Lamarre a jornalistas.

A companhia sediada em Montreal disse que os 57 milhões de dólares que vai investir no espetáculo altamente acrobático são bem mais que os 30 a 50 milhões que estava cogitando antes em gastar para toda a Rússia.

"'Zarkana' será para nós um teste para ver se o mercado comporta um show permanente", disse Lamarre.

"O espetáculo me dirá muito mais sobre a clientela de Moscou. Se fizermos o sucesso que acredito que faremos, isso vai definitivamente confirmar a possibilidade de uma presença permanente."

O Cirque du Soleil, que existe há 26 anos, chegou à Rússia dois anos atrás e agora está presente em três cidades do país: Moscou, Kazan e São Petersburgo. O grupo pretende acrescentar a cidade de Yekaterinburgo, nos montes Urais, ainda este ano.

Lamarre disse que a Rússia, país que tem um longo histórico de arte circense, é o mercado que está em mais rápido crescimento para o Cirque du Soleil.

A companhia, que diz que um quinto de seus mil artistas é formada por russos, está apostando no apreço do país pelo circo e as artes.

"A resposta aos dois shows anteriores foi espantosa, a melhor que já vimos em qualquer lugar do mundo", disse à Reuters o vice-presidente da companhia, Craig Cohon.

"O público russo realmente adora a arte circense."

"Zarkana" vai estrear no Kremlin Palace em fevereiro de 2012, ficando em cartaz por nove semanas. (Nastassia Astrasheuskaya)