Topo

Filmagens para "O Hobbit" começam em março

07/02/2011 11h16

WELLINGTON (Reuters Life!) - As gravações para os filmes de "O Hobbit" começarão no próximo mês, encerrando diversos atrasos decorrentes de problemas como falta de financiamento e disputas trabalhistas que quase provocaram a retirada do projeto da Nova Zelândia.

Os dois filmes serão dirigidos por Peter Jackson, de 49 anos, que fez a trilogia de "O Senhor dos Anéis" e recebeu alta do hospital apenas na semana passada após uma cirurgia de emergência por uma úlcera perfurada.

"Apesar de alguns atrasos, estamos de volta e muito animados para começar", disse Jackson em comunicado.

As filmagens começarão no dia 21 de março e os filmes serão gravados nos estúdios Stone Street, em Wellington, e em outras localidades na Nova Zelândia.

O primeiro filme será lançado em dezembro de 2012, e o segundo deve estrear um ano depois.

Os filmes foram abalados por uma série de problemas, particularmente pela possibilidade, no ano passado, de a Warner Bros., unidade da Time Warner, transferir a produção ao exterior, temendo que sindicatos fariam um boicote exigindo um contrato coletivo.

O governo mudou as leis trabalhistas no ano passado para manter a produção , estimada em 500 milhões de dólares, e aumentou a redução de impostos para a Warner Bros., citando o prejuízo que poderia haver para a pequena indústria de cinema do país.

Antes disso, o diretor original do filme Guillermo Del Toro desistiu em 2010 por falta de financiamento.

O elenco para os filmes inclui Cate Blanchett, Ian McKellen, Orlando Bloom, Ken Stott e Martin Freeman.

(Reportagem de Adrian Bathgate)