Topo

Filmes de Harry Potter receberão prêmio especial britânico

03/02/2011 13h49

LONDRES (Reuters Life!) - Os filmes de Harry Potter receberão um prêmio Bafta, o equivalente britânico para os Oscars, pela sua contribuição ao cinema, disseram organizadores nesta quinta-feira.

O prêmio de Excepcional Contribuição ao Cinema Britânico será entregue à J.K. Rowling, autora best-seller das histórias sobre o mago adolescente, e ao produtor da série, David Heyman, durante a principal cerimônia dos prêmios Bafta em Londres, no dia 13 de fevereiro.

Os primeiros sete filmes "Harry Potter" arrecadaram um total aproximado de 6,4 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, segundo o site de monitoramento www.boxofficemojo.com. O último, "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2", estreia nos cinemas no dia 15 de julho.

Os filmes foram indicados para diversos Oscars em categorias técnicas e musicais, mas ainda não levaram nenhuma estatueta.

Os fãs de Harry Potter, e alguns integrantes do elenco, já se perguntaram porque o fenômeno ainda não foi reconhecido pelos maiores prêmios de Hollywood, particularmente nas principais categorias, como atuação e direção.

Mas os promotores do Bafta afirmaram, em comunicado: "Os filmes de Harry Potter não apenas criaram estrelas diante das câmeras, mas também ressaltaram a capacidade da indústria artística e técnica britânica, abrindo uma série de empregos durante sua produção."

O produtor Heyman acrescentou: "Em nome das mais de 2 mil pessoas que trabalharam em frente e atrás das câmeras em todos os filmes do Harry Potter, eu gostaria de dizer o quanto todos nós estamos honrados em receber este prêmio."

(Reportagem de Mike Collett-White)