Topo

Microfones da realeza da época são usados em "O Discurso do Rei"

28/01/2011 16h49

LONDRES, 28 de janeiro (Reuters Life!) - Microfones vintage usados pela família real britânica para fazer discursos à nação aparecem no filme indicado ao Oscar "O Discurso do Rei", a história de como o rei George 6o superou sua gagueira.

Três microfones de valor inestimável, com detalhes em ouro, prata e cromo, ostentando o brasão da família real e outras insígnias, foram encontrados nos depósitos da empresa de música britânica EMI e usados para gravar música para o filme no estúdio Abbey Road.

"Foi emocionante saber que tínhamos o próprio microfone usado pelo rei George 6o, o personagem central do filme, e pensei que seria apropriado e inspirador ter os microfones presentes em nossas sessões de gravação", disse Peter Cobbin, o engenheiro sênior de gravação do estúdio Abbey Road, em comunicado.

"Os microfones reais são obras de artesãos altamente qualificados. São icônicos e esteticamente agradáveis."

O drama histórico traz Colin Firth no papel do rei George 6o, o monarca relutante, que aprende a superar sua gagueira profunda quando é forçado a assumir o trono britânico, após a abdicação de seu irmão mais velho.

O filme britânico trata de seu relacionamento de trabalho com seu terapeuta australiano nada ortodoxo Lionel Logue e foi indicado para 12 prêmios Oscar, entre os quais o de melhor filme, ator, diretor e trilha sonora original.

Cobbin tinha visto os microfones originais nos arquivos da EMI, em Middlesex, nos arredores de Londres, anos antes e os buscou para serem usados quando a trilha composta por Alexandre Desplat foi gravada no estúdio Abbey Road.

Os microfones datam de 1923 e eram usados pela família real em discursos proferidos em ocasiões importantes.

O filme, no qual Helena Bonham Carter faz a mulher de George 6o e mãe da monarca atual, a rainha Elizabeth 2a, já tinha sido rodado quando a trilha foi gravada, de modo que os microfones não são vistos no filme.

(Reportagem de Avril Ormsby)