Topo

Pintura de musa feita por Picasso apaixonado vai a leilão

Exposto na Sotheby"s de Londres, retrato pintado por Pablo Picasso em 1932 mostra Marie-Therese Walter (19/01/2011) - Benoit Tessier / Reuters
Exposto na Sotheby's de Londres, retrato pintado por Pablo Picasso em 1932 mostra Marie-Therese Walter (19/01/2011) Imagem: Benoit Tessier / Reuters

19/01/2011 17h37

PARIS (Reuters Life!) - Um retrato sensual pintado por Pablo Picasso em 1932 de sua jovem amante Marie-Therese Walter, capturando a obsessão romântica que o pintor sentia por ela, começou a ser exposto na quarta-feira na Sotheby's de Paris, antes de ir a leilão em fevereiro.

É a primeira vez em 80 anos que é exibida na Europa a tela "La Lecture," ou "A Leitura," um retrato erótico e colorido da voluptuosa Marie-Therese adormecida em uma cadeira, nua, com a cabeça caída para trás e um livro aberto em seu colo.

Pintado a óleo em tons fortes de amarelo, verde e vermelho, no auge do período descrito pelos especialistas como a fase "apaixonada" de Picasso, o quadro será o lote principal de um leilão de arte impressionista e moderna que a Sotheby's fará em Londres.

Especialistas prevêem que a tela seja arrematada por entre 12 e 18 milhões de libras (19 a 29 milhões de dólares). No ano passado, outro retrato feito por Picasso de Marie-Therese, em 1932, "Nu, Folhas Verdes e Busto", foi vendido pela casa de leilões rival Christie's, em Nova York, por 106 milhões de dólares -- um recorde absoluto para um leilão de arte.

"No início dos anos 1930, Picasso estava poeticamente apaixonado, fato que se refletia em suas cores maravilhosas e composições lindas," disse à Reuters Philip Hook, diretor do departamento de arte impressionista e moderna da Sotheby's de Londres.

"Este período é o mais desejável de todas as fases de Picasso, pelo menos em termos do mercado."

Marie-Therese foi uma de uma série de amantes e musas que inspiraram Picasso ao longo de sua carreira prolífica, que durou oito décadas. (Reportagem de Vicky Buffery)