Venezuela se irrita com TV colombiana por zombar de "Huguito"
Por Mario Naranjo
CARACAS (Reuters) - O governo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, exortou uma emissora de TV privada a deixar de exibir uma telenovela colombiana na qual há um cão chamado "Huguito" e que, segundo o governo, insulta o orgulho nacional venezuelano.
A novela "Chepe Fortuna" - o título é o nome do personagem principal - também tem uma personagem que é uma secretária fofoqueira chamada "Venezuela".
Em um episódio, Venezuela perde seu cãozinho Huguito e uma amiga a consola: "Você vai se libertar, Venezuela!"
Somada ao pano de fundo das relações tensas entre os dois países vizinhos andinos nos últimos dez anos, a sátira provocou uma reação fortemente negativa do Conatel, o órgão estatal que regulamenta as telecomunicações na Venezuela.
"Venezuela é repetidamente caracterizada como estando ligada ao crime, à ingerência e à vulgaridade, numa manipulação descarada da trama que visa desmoralizar o povo venezuelano", disse a Conatel.
Na quinta-feira, a emissora local Televen deixou de exibir o capítulo do dia da novela.
Colombianos e venezuelanos adoram telenovelas, muitas das quais refletem as realidades políticas e sociais nacionais.
A sátira feita à Venezuela em "Chepe Fortuna" se dá num momento delicado, em vista da história de rupturas diplomáticas entre os governos de Bogotá e Caracas, ideologicamente opostos, desde que Chávez chegou ao poder, em 1999.
Críticos dizem que Chávez reprime a liberdade da mídia em seu país. Mas o presidente e seus partidários apontam para as críticas e sátiras a seu governo como provas da pluralidade supostamente existente no país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.