Artista e agência AP fazem acordo sobre cartaz eleitoral de Obama
NOVA YORK (Reuters) - A agência de notícias Associated Press e o artista que criou a imagem-símbolo da campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos chegaram a um acordo sobre os direitos autorais da foto original, disse a AP na quarta-feira.
O artista Shepard Fairey, de Los Angeles, usou uma foto da agência para criar o famoso cartaz nas cores vermelho, azul e branco, com a palavra "Hope" (esperança) durante a campanha eleitoral do político democrata em 2008.
Em nota, a AP disse ter chegado a um acordo para partilhar os direitos de produzir o cartaz "Hope", e que irá colaborar com Fairey na criação de uma série de imagens baseadas em fotos da agência.
Os termos financeiros do acordo não foram especificados. Se não houvesse entendimento, o caso seria levado à Justiça em março.
A foto de Obama usada no cartaz foi tirada por Mannie Garcia durante um debate em 2006 no National Press Club. A AP diz que Fairey violou direitos autorais por usá-la sem autorização.
O processo da AP contra a Obey Clothing, marca de roupas pertencente a Fairey, continua. (Reportagem de Basil Katz)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.