Topo

Romancista britânica escreve história hipotética sobre Diana

A romancista britânica Monica Ali, que escreveu um livro baseado na vida da princesa Diana: obra chega às livrarias um mês antes do casamento do príncipe William - Robin Matthews/Divulgação
A romancista britânica Monica Ali, que escreveu um livro baseado na vida da princesa Diana: obra chega às livrarias um mês antes do casamento do príncipe William Imagem: Robin Matthews/Divulgação

06/01/2011 14h15

LONDRES, 6 de janeiro - A escritora britânica Monica Ali escreveu um livro baseado na vida da princesa Diana que deve chegar às livrarias em março, um mês antes do casamento do príncipe William, filho de Diana, com Kate Middleton.

A autora disse que o timing de "Untold Story" foi coincidência.

"Num primeiro momento, achei que o timing era infeliz. Eu já tinha entregue o primeiro esboço do livro à editora no verão do ano passado, antes do noivado (de William e Kate) ser anunciado", disse ela ao jornal "The Daily Mail".

"Mas então pensei em todas as coisas negativas que foram escritas sobre Diana na imprensa e em livros de não ficção ao longo dos anos. É esse é o tipo de coisa que pode ser dura para seus filhos", ela acrescentou.

Adorada pelo público britânico e no exterior por sua beleza glamurosa e seus trabalhos para caridade, Diana morreu em um acidente de carro em Paris em 1997, quando tinha 36 anos. William deu a sua noiva a aliança de noivado que foi de sua mãe.

De acordo com o Mail, "Untold Story" conta a história de uma princesa fictícia cuja vida é ao mesmo tempo um conto de fadas e um pesadelo. O livro é descrito como uma história do tipo "e se...?", que imagina como poderia ter sido a vida de Diana se ela ainda estivesse viva.

"Todos meus livros são sobre identidade", disse Ali. "Sobre o que faz uma pessoa ser quem é. Este romance não é diferente, nesse sentido. Mas é claro que escrever sobre o maior ícone cultural do mundo foi um pouco assustador."

"Entretanto, quando comecei a fazer as pesquisas para escrever o livro, fiquei fascinada pela maneira como Diana rompeu todas as fronteiras, como foi absolutamente iconoclasta, e me vi impelida a continuar a escrever. Este romance é minha homenagem a Diana."

Monica Ali é famosa sobretudo por seu romance de estreia, "Brick Lane", sobre a comunidade bengalesa residente em Londres.

(Reportagem de Mike Collett-White)