Topo

Direto da sala dos jurados, é Steve Martin

22/12/2010 17h36

LOS ANGELES (Reuters Legal) - Só mesmo Steve Martin para converter o trabalho de jurado em arte performática. Nos últimos dois dias, ele vem divertindo seus mais de 380 mil seguidores no Twitter com observações inspiradas no processo legal que está se desenrolando à sua frente.

Em seu Twitter, @SteveMartinToGo, o comediante, que é um jurado em potencial, tuitou às 0h10 de segunda-feira: "REPORTAGEM DO JÚRI: o réu tem cara de assassino. CULPADO. Aguardando as declarações iniciais." Um seguidor chamado @luvjack713 o avisou: "Se você está realmente no processo de seleção de jurados pode ter problemas se tuitar sobre isso E AINDA POR CIMA anunciar que ele é culpado. Cuidado, Steve!."

O ator respondeu rapidamente: "(Tô brincando) Shhhh..." E depois prosseguiu: "REPORTAGEM DO JÚRI: o sujeito que pensei que seria julgado por homicídio é o advogado de defesa. Aposto que ele matou alguém, mesmo assim."

As piadas podem ser originais, mas o comportamento não é. Na semana passada a Reuters Legal relatou que juízes ordenaram novos julgamentos ou derrubaram vereditos em dezenas de processos criminais e cíveis devido às diversões online dos jurados, e cidadãos entediados que aguardam a seleção dos jurados vêm, cada vez mais, passando seu tempo tuitando, escrevendo em seus blogs e desabafando de outras maneiras.

Os tuítes de Steve Martin parecem uma paródia do flagelo do jurado que tuíta. Às 0h41 de segunda-feira ele escreveu: "REPORTAGEM DO JÚRI: Promotor. Não gosto do sotaque dele. Sérvio? Vou apostar em INOCENTE. Começamos há cinco minutos."

Um dia depois chegou o seguinte: "REPORTAGEM DO JÚRI: Estou fazendo a defesa rolar de rir com minhas piadas. Juiz não gostou. O réu me acha engraçado. Sujeito legal!." E duas horas mais tarde: "REPORTAGEM DO JÚRI: Os outros jurados são burros. Pra começar, não acreditam em mau olhado. E querem que eu guarde minhas revistas."

Uma representante de Martin disse que ele é um jurado potencial que aguarda a seleção dos jurados; ela não revelou onde. "Ele não está tuitando durante um julgamento, mas enquanto aguarda o processo de seleção. As piadas dele são bem engraçadas, mas não há nada de factual," ela escreveu em e-mail à Reuters Legal.

Indagada se o juiz tirou Martin do grupo de possíveis jurados, ela respondeu: "Ainda não foi expulso."

(Reportagem de Brian Grow, da Reuters Legal em Atlanta)