Entretenimento

Encontrada a cabeça mumificada do rei da França Henrique IV

15/12/2010 11h09

Por Stefano Ambrogi

LONDRES (Reuters Life!) - Uma equipe de cientistas disse ter conseguido identificar a cabeça mumificada do rei da França Henrique IV, supostamente perdida no caos da Revolução Francesa. Ele foi assassinado em 1610.

A cabeça havia sido perdida depois que revolucionários violaram os túmulos dos reis franceses na basílica real de Saint-Denis, próximo a Paris, em 1793.

Depois disso, poucos restos mortais foram encontrados e identificados.

Mas segundo a equipe de especialistas, técnicas científicas avançadas foram usadas no processo, permitindo a identificação conclusiva da cabeça. Ela havia sido transferida ao longo dos séculos de mão em mão entre colecionadores particulares, como sendo a cabeça de um monarca.

A equipe multidisciplinar liderada pelo patologista forense Philippe Charlier anunciou a descoberta na revista British Medical Journal.

Henrique IV foi um dos reis franceses mais populares e era conhecido como "o bom rei Henrique" e "o galante verde", por ser um homem atraente.

Em 1598, nove anos depois de chegar ao trono, ele aprovou o Édito de Nantes, que garantiu lbierdades religiosas aos protestantes e encerrou mais de 30 anos de conflito entre protestantes e católicos na França.

Ele foi assassinado em Paris aos 57 anos, pelo católico fanático François Ravaillac.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo