Encontrada a cabeça mumificada do rei da França Henrique IV
Por Stefano Ambrogi
LONDRES (Reuters Life!) - Uma equipe de cientistas disse ter conseguido identificar a cabeça mumificada do rei da França Henrique IV, supostamente perdida no caos da Revolução Francesa. Ele foi assassinado em 1610.
A cabeça havia sido perdida depois que revolucionários violaram os túmulos dos reis franceses na basílica real de Saint-Denis, próximo a Paris, em 1793.
Depois disso, poucos restos mortais foram encontrados e identificados.
Mas segundo a equipe de especialistas, técnicas científicas avançadas foram usadas no processo, permitindo a identificação conclusiva da cabeça. Ela havia sido transferida ao longo dos séculos de mão em mão entre colecionadores particulares, como sendo a cabeça de um monarca.
A equipe multidisciplinar liderada pelo patologista forense Philippe Charlier anunciou a descoberta na revista British Medical Journal.
Henrique IV foi um dos reis franceses mais populares e era conhecido como "o bom rei Henrique" e "o galante verde", por ser um homem atraente.
Em 1598, nove anos depois de chegar ao trono, ele aprovou o Édito de Nantes, que garantiu lbierdades religiosas aos protestantes e encerrou mais de 30 anos de conflito entre protestantes e católicos na França.
Ele foi assassinado em Paris aos 57 anos, pelo católico fanático François Ravaillac.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.