Tempestade em Israel desenterra estátua da era romana
ASHKELON, Israel (Reuters) - Uma estátua romana enterrada havia séculos ressurgiu depois dos temporais de inverno que atingiram a costa de Israel.
A figura de uma mulher de toga e sandálias esculpida em mármore branco foi encontrada em meio a um despenhadeiro que desmoronou com a força do vento, das ondas e da chuva no antigo porto de Ashkelon, informou nesta terça-feira a Autoridade de Israel para as Antiguidades.
"O mar nos deu essa estátua magnífica", disse Yigal Israeli, pesquisador da instituição.
Ele afirmou que a escultura, que está sem a cabeça e os braços, tem cerca de 1,2 metro de altura, pesa 200 quilos e data da época da ocupação romana no que era a Judeia ocidental, entre 1.800 e 2.000 anos atrás. Ela será exposta em museus.
Também foram recuperados no sítio fragmentos de uma casa de banho romana e mosaicos.
A tempestade, no entanto, danificou sítios arqueológicos israelenses bem estabelecidos, como as ruínas de Caesarea. Com isso, a descoberta da estátua não trouxe tanta satisfação.
"Não encaramos essa descoberta como uma notícia tão boa", disse outro funcionário da autoridade, que não quis ser identificado. "O melhor é que as relíquias permaneçam escondidas e protegidas e não que sejam expostas e danificadas."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.