Topo

Críticos dos EUA apontam "A Rede Social" como melhor filme

03/12/2010 11h34

Por Bob Tourtellotte

NOVA YORK (Reuters) - O filme "A Rede Social", sobre a criação do Facebook, levou quatro prêmios - entre eles o de melhor filme - de um grupo de prestígio, na primeira premiação importante da temporada em Hollywood, ajudando com isso a definir a lista de candidatos ao Oscar deste ano.

O Conselho Nacional de Críticos de Cinema, um grupo norte-americano de profissionais e observadores do cinema, deu o prêmio de melhor diretor a David Fincher, criador de "A Rede Social", e o de melhor ator para Jesse Eisenberg, que representa Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook. Aaron Sorkin foi premiado pelo melhor roteiro adaptado.

O filme faz um relato fictício da ascensão do site de relacionamento social, começando de uma ideia que surgiu num dormitório universitário e chegando até quando o site alcançou seu primeiro milhão de usuários.

Entre os outros prêmios mais importantes, o Conselho apontou como melhor atriz Leslie Manville, por "Another Year", sobre um ano na vida de um casal casado.

Christian Bale foi considerado melhor ator coadjuvante pelo papel de um boxeador decadente e viciado em "O Vencedor", e Jacki Weaver levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo policial australiano "Animal Kingdom".

O Conselho Nacional de Críticos de Cinema foi criado há mais de cem anos como organização sem fins lucrativos que se dedica a apoiar o cinema como forma de arte e entretenimento; todos os anos ele é o primeiro grupo norte-americano a escolher um melhor filme entre os grandes estúdios de Hollywood.

Na realidade, o Conselho cria uma lista dos dez melhores filmes do ano, e muitos outros grupos do setor do cinema analisam sua lista para fazer as próprias escolhas com vista à entrega dos Oscar, em fevereiro.

OS TOP DEZ DO ANO

Constam da lista dos Top 10 do ano "Another Year", de Mike Leigh, "O Discurso do Rei", sobre a luta do rei inglês George 6 para superar a gagueira, o favorito independente "Inverno da Alma", a comédia de anima;cão "Toy Story 3" e "O Vencedor", além de "Hereafter", "A Origem", "Ilha do Medo", "Atração Perigosa" e "True Grit".

Vários filmes que vinham sendo elogiados antes do início da temporada de premiações se destacaram por sua ausência da lista, entre eles "O Cisne Negro", de Darren Aronofsky.