Topo

UE manda Itália devolver verba usada para pagar Elton John

19/11/2010 16h09

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia ordenou à Itália que devolva 720 mil euros usados pelas autoridades locais para pagar por um concerto do cantor britânico Elton John no ano passado, anunciou um porta-voz da Comissão na sexta-feira.

O show aconteceu em Nápoles, no sul do país, dentro do festival Piedigrotta, em setembro de 2009, e foi financiado em parte com dinheiro de uma verba de 2,25 milhões de euros dada ao país para a promoção do desenvolvimento regional.

O caso foi divulgado por Mario Borghezio, deputado do Parlamento Europeu pelo partido federalista Liga Norte. O deputado pediu que as autoridades tomassem medidas.

"Enviamos ontem uma carta às autoridades italianas ... pedindo que reembolsem os 720 mil euros da verba da UE dada ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e usados para esse concerto", disse o porta-voz Ton van Lierop.

"Eventos culturais, e cultura de modo geral, pode enquadrar-se no âmbito de programas operacionais, mas precisam visar investimentos estruturais de longo prazo", disse ele.

(Reportagem de Rex Merrifield)