Topo

Livro sobre Obama na Indonésia supera recorde mundial de páginas

Barack Obama, presidente dos EUA, que inspirou o livro mais grosso do mundo, com 5.472 páginas - Kevin Lamarque/Reuters
Barack Obama, presidente dos EUA, que inspirou o livro mais grosso do mundo, com 5.472 páginas Imagem: Kevin Lamarque/Reuters

10/11/2010 11h22

JACARTA - Um livro de 5.472 páginas dedicado à vida de Barack Obama à Indonésia pode não estar na lista de obras de leitura do presidente norte-americano, mas seu autor indonésio espera atrair o interesse da Casa Branca.

Elogiado pelos mantenedores de recordes da Indonésia como o livro mais grosso do mundo, "The Collection, Obama and Pluralism" ('A Coleção, Obama e Pluralismo'), foi lançado pelo autor, diretor e artista local Damien Dematra, para coincidir com a vista do presidente norte-americano, que terminou nesta quarta-feira.

Com 34 centímetros de espessura, a publicação em capa dura conta fragmentos e crônicas da vida de Obama em Jacarta. O presidente passou cerca de quatro anos na Indonésia na infância com sua mãe, uma antropóloga, a partir de 1967, e durante sua visita falou afetuosamente daquela época.

Jaya Suprana, curador do museu de recordes da Indonésia - uma nação obcecada pela quebra de recordes -, disse que o tamanho do livro supera a recordista anterior do título internacional -- "The Complete Miss Marple" de Agatha Christie, de 4.032 páginas.

Dematra, que diz ter sido inspirado para sua "Obamamania" durante um jantar de que ele participou na embaixada dos Estados Unidos, já completou sete livros e um filme sobre o presidente norte-americano em menos de um ano.

Ele rejeita a ideia de que esteja obcecado.

"Não me importo; para mim, quanto mais louco, melhor", disse ele. "Ele é alguém que me inspirou, me dando uma compreensão maior sobre o potencial de sonhos e do pluralismo."

O livro de Dematra inclui cartas para Obama de estudantes em sua antiga escola. Uma criança com leucemia escreveu para Obama pedindo ajuda para um tratamento médico nos Estados Unidos.

Outras cartas expressavam admiração e simpatia.

Obama passou menos de 24 horas em Jacarta, em sua segunda parada na viagem de dez dias por quatro países na Ásia. Ele viajou nesta quarta-feira para a Coreia do Sul, onde participa da cúpula do G20 (por Chris White e Chandni Vatvani).