Topo

Risonho, Bush promove livro e diz que mundo é melhor sem Saddam

09/11/2010 19h30

Por Andrew Stern

CHICAGO (Reuters) - O ex-presidente George W. Bush, cuja autobiografia chegou às livrarias na terça-feira, declarou ter "largado a política" e, numa entrevista muito risonha à apresentadora Oprah Winfrey, defendeu decisões que tomou na Casa Branca.

"Muita gente não achava que eu soubesse ler, muito menos escrever", disse Bush na entrevista, destinada a promover seu livro "Decision Points".

Oprah perguntou a ele se estava arrependido por ter mandado invadir o Iraque com base em falsas suspeitas de que o ditador Saddam Hussein possuía armas de destruição em massa. Bush admitiu que se sentia "terrível" e "nauseado" por ter acreditado nisso, mas botou a culpa em Saddam.

"Vou lhe dizer o que estava errado. Saddam Hussein enganou todo mundo. Ele não queria que as pessoas soubessem que ele não as possuía... O que é estranho, porque eu deixei claro a ele para permitir a entrada dos inspetores (de armas), ou iríamos removê-lo do poder, e ele não acreditou em mim, infelizmente", afirmou.

"Meu argumento é que o mundo está melhor sem ele", completou Bush, sendo aplaudido pela plateia.

Oprah disse que ler o livro era como "estar dentro da cabeça dele conforme ele toma decisões". Bush contou histórias dos seus oito anos de governo (2001-2009), e passagens pessoais, como sobre o seu primeiro dia depois de deixar o cargo mais poderoso do mundo.

"Estou lá deitado no sofá e (Laura, sua esposa) entra e eu digo: 'Enfim, livre', e ela diz: 'Certo, você está livre, livre para lavar os pratos'. Aí eu digo: 'Você está falando com o ex-presidente, baby', e ela disse: 'Considere essa a sua nova agenda de política doméstica'", contou Bush, rindo.

Em um tom mais sério, os olhos dele ficaram marejados ao lembrar dos momentos em que teve de consolar viúvas de soldados mortos no Iraque e Afeganistão. E se irritou ao falar dos críticos que o acusaram de racismo por ter supostamente negligenciado a população negra e pobre de Nova Orleans após a passagem do furacão Katrina, em 2005. Para ele, tais acusações foram reflexo da "feiúra do cenário político norte-americano".

Questionado sobre a política atual, Bush tergiversou, dizendo que não iria "se arrastar de volta para o pântano". "Larguei a política. É duro as pessoas acreditarem. Larguei", afirmou. Seu sucessor, Barack Obama, "tem seus críticos, não precisa que eu opine em tudo o que faz".

Bush foi mostrado em momentos de relaxamento, fazendo brincadeiras com a mãe, Barbara, na residência dos seus pais em Kennebunkport, no Maine.

A família fala sobre a possibilidade de um terceiro Bush ser presidente - o pai dele, George H. Bush, governou de 1989 a 1993 - e a ex-primeira-mãe fala sobre uma possível "garota presidente". "Mamãe, espero que você não esteja anunciando sua candidatura", responde Bush.

Bush disse que se orgulhava de ter sido presidente, mas que sua vida não se resume a isso. "Um dos meus momentos de maior orgulho é que eu não vendi minha alma pela popularidade."