Topo

Funcionários da BBC iniciam greve de 48 horas

05/11/2010 16h49

LONDRES (Reuters) - Os funcionários da emissora britânica BBC deram início na sexta-feira à primeira de duas paralisações de 48 horas em protesto contra as mudanças no esquema de aposentadorias da estatal.

A emissora, sustentáculo do rádio e da televisão britânica, foi forçada a exibir programas gravados em diversos de seus canais. O programa de notícias Today, da Radio 4, foi um dos cancelados.

A BBC é financiada por um tributo imposto a todas as residências e o seu financiamento sofreu cortes pelo arrocho do governo sobre os gastos públicos, com o objetivo de conter um déficit orçamentário recorde.

"A BBC propôs cancelar os atuais arranjos sobre pensão e substituí-los por um esquema de aposentadoria que prevê que os funcionários paguem contribuições maiores e trabalhem durante mais tempo e recebam menos na aposentadoria", disse o Sindicato Nacional dos Jornalistas, que representa 4.100 funcionários da BBC, em um comunicado.

"Como resultado disso, os membros do SNJ ficaram sem opção a não ser a de fazer greve para defender o seu futuro financeiro."

(Reportagem de Matt Falloon)