Topo

Disney fecha acordo para fazer parque temático em Xangai

05/11/2010 12h39

Por Melanie Lee

XANGAI (Reuters) - A Walt Disney Co assinou um acordo com uma empresa de Xangai para construir um parque temático da Disneylândia na cidade, fazendo com que seu antigo sonho de ter uma atração na China continental se torne mais próxima da realidade.

O acordo foi fechado com o Shanghai Shendi Group, especialmente criado para o desenvolvimento do projeto da Disneylândia, informou nesta sexta-feira a agência de notícias oficial Xinhua.

A Disney confirmou o comunicado da Xinhua e afirmou que ainda está esperando a aprovação final do governo central da China sobre a incorporação das empresas da joint-venture e a finalização dos procedimentos regulatórios.

"Por um bom tempo, estivemos envolvidos em conversas com o governo de Xangai sobre a construção do parque temático da Disney. Podemos confirmar o comunicado do governo de Xangai de que demos outro passo para o processo de aprovação", afirmou uma porta-voz da Disney em comunicado enviado por email à Reuters.

A Disneylândia de Xangai deve ter 4 quilômetros quadrados de área e custar cerca de 25 bilhões de iuans (3,75 bilhões de dólares), informou a Xinhua. A Disney não deu maiores detalhes sobre o projeto.

Não ficou claro como será a partilha da propriedade do parque, mas a imprensa estatal disse no ano passado que uma companhia de investimentos controlada pela Prefeitura de Xangai teria a maior fatia.

A Disney recebeu a aprovação para construir o parque há um ano, mas as negociações sobre as especificidades do projeto continuaram, e poucos detalhes foram revelados.

A Disney buscava havia muito tempo construir o parque em Xangai, uma cidade rica, com aproximadamente 20 milhões de habitantes e rodeada pelo próspero delta do Rio Iangtsé, região de moradia de dezenas de milhões de potenciais visitantes.

A aventura da Disney no mercado chinês tem tido altos e baixos. No ano passado, a Disneylândia de Hong Kong sofreu prejuízo.

(Reportagem adicional de Sally Huang em Pequim)