Marrocos suspende operações da TV Al Jazeera
RABAT (Reuters) - O Marrocos disse nesta sexta-feira que suspendeu as atividades da televisão árabe Al Jazeera em seu território, alegando que a decisão foi motivada por reportagens injustas que prejudicaram a reputação do país.
A Al Jazeera já irritou muitos governos no Oriente Médio e no norte da África, onde a mídia interna é muitas vezes sujeita a duras restrições, mas o jornalismo agressivo da emissora é acompanhado via satélite por milhões de pessoas.
O Ministério de Comunicações de Marrocos disse em comunicado que havia observado diversos incidentes nos quais a emissora violou padrões jornalísticos de precisão e objetividade.
A Al Jazeera anunciou no ar que suas operações no Marrocos foram suspensas, mas o porta-voz da emissora disse que não comentaria de imediato. A sede da emissora fica em Doha, capital do Catar.
O comunicado do governo marroquino, divulgado pela agência de notícias oficial MAP, disse que as transmissões da Al Jazeera haviam "distorcido seriamente a imagem do Marrocos e prejudicaram seus interesses, notadamente sua integridade territorial".
O Marrocos é um país de maioria muçulmana, de aproximadamente 30 milhões de pessoas, e governado por um monarca, Mohamed VI. O país tem relações diplomáticas próximas com a Europa e os Estados Unidos.
O grupo Repórteres Sem Fronteiras classifica o Marrocos na 135a posição entre os 178 países no índice de liberdade de imprensa. A organização disse que os jornalistas são frequentemente sujeitos a pesadas multas se divulgarem informações sobre temas tabus da vida pública.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.