Topo

Morre Bob Guccione, fundador da revista Penthouse

21/10/2010 09h37

WASHINGTON (Reuters) - Bob Guccione, que trouxe a nudez frontal às revistas masculinas e construiu um império multimilionário no ramo de publicações com o sucesso da revista Penthouse, morreu nesta quarta-feira, segundo informou sua família. Ele tinha 79 anos de idade.

Guccione morreu em Plano, no Texas, de câncer, depois de um longo período doente, informou sua família em comunicado recebido pela Reuters. Sua esposa, April Dawn Warren Guccione, e dois de suas filhos estavam a seu lado.

Conhecido como rival de Hugh Hefner, da Playboy, como maior editor de revistas de nudez, Guccione desafiou agressivamente seu rival ao mesmo tempo tentando manter a legitimidade da Penthouse.

O sucesso financeiro decorrente da combinação de fotos provocantes, reportagens investigativas, ficção científica e colunas de conselhos sexuais da Penthouse permitiram que Guccione lançasse outras publicações, notadamente a revista de ciências Omni.

Ele ainda publicou as revistas de bolso Forum, Variations e Penthouse Letters, baseadas em algumas das colunas mais lidas da Penthouse.

Guccione também foi proprietário de uma das maiores mansões de Manhattan, mas, no final, perdeu todo seu império Penthouse devido à censura da era Reagan, uma série de fracassos em empreendimentos extravagantes e o avanço da liberação da pornografia na Internet.

Ele conquistou as manchetes mundiais e as vendas da Penthouse decolaram com a publicação de fotos nuas da Miss America, Vanessa Williams, em 1984, e da rainha do rock Madonna em 1985.

Tinha cinco filhos de duas ex-mulheres.

(Reportagem de by Philip Barbara)