Entretenimento

Mostra em Londres "reúne" jogadores de cartas de Cézanne

Efe
"Os Jogadores de Cartas", um dos trabalhos de Cézanne na mostra em Londres Imagem: Efe

20/10/2010 13h02

LONDRES - Três de cinco obras de Paul Cézanne retratando jogadores de cartas foram reunidas em uma nova exposição em Londres, ao lado de pinturas a óleo e desenhos, na primeira vez que são assim exibidas, segundo a Galeria Courtauld.

A famosa série, datada do final da carreira do mestre francês, foi baseada em estudos de camponeses na região Aix-en-Provence e deu aos personagens um status raramente obtido pelas classes trabalhadoras na pintura contemporânea.

"É surpreendente que essas pinturas nunca tenham sido compradas juntas e observadas em detalhe", disse Barnaby Wright, um dos curadores de "Os Jogadores de Cartas de Cézanne". A exposição estará aberta entre 21 de outubro e 16 de janeiro.

"Camponeses tendiam a ser retratados fazendo apostas ou de forma indecorosa, mas Cézanne viu algo diferente nos camponeses trabalhando na propriedade de seus pais."

Assim, no retrato dos jogadores de cartas, emprestado à Courtauld pelo Museu d'Orsay, de Paris, há uma garrafa de vinho na mesa entre duas pessoas, mas sem taças para beber.

As outras obras importantes da série em exibição são da própria coleção da Courtauld e um empréstimo do Metropolitan Museum of Art, de Nova York. A galeria de Nova York exibirá a mesma exposição entre 9 de fevereiro e 8 de maio de 2011 (por Mike Collett-White).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo