Topo

Cientistas planejam expedição para achar Pé Grande na China

09/10/2010 14h55

PEQUIM (Reuters) - Um grupo de cientistas e exploradores chineses está buscando apoio internacional para montar uma nova expedição à procura do Pé Grande no país, conhecido localmente como Yeren ou "homem selvagem".

Com o passar dos anos, mais de 400 pessoas disseram ter visto a criatura metade homem e metade macaco em regiões montanhosas remotas na província de Hubei, informou a agência de notícias Xinhua nesta sábado.

Expedições entre anos 1970 e 1980 encontraram fios de cabelo, pegadas, fezes e um ninho que supostamente pertenceria a Yeren, mas não há provas conclusivas, acrescentou a reportagem da agência.

Testemunhas descreveram a criatura que anda em pé com mais de 2 metros de altura e cabelos de cor cinza, vermelho ou preto por todo o corpo, completou a Xinhua.

A Associação de Pesquisa sobre Homens Selvagens de Hubei está procurando voluntários no mundo para integrar uma equipe de expedição para buscar por Yeren.

"Nós queremos integrantes dedicados, uma vez que haverá muito trabalho", disse Luo Baosheng, vice-presidente do grupo, à Xinhua.

O grupo, no entanto, ainda está buscando maneiras de levantar aproximadamente 10 milhões de iuans (1,5 milhão de dólares), gasto estimado para a aventura. A entidade tem conversado com companhias e outras organizações para garantir o financiamento ao projeto. Portanto, não há prazo ainda para o início da expedição.

A China é um local fértil para contos sobre criaturas estranhas.

Os tibetanos possuem relatos antigos sobre a existência de Yeti, ou "Abominável Homem ds Neves", nas elevadas montanhas de sua terra natal.

(Reportagem de Ben Blanchard)