Astro da NBA Nash se aventura no cinema com filme sobre ídolo
Por Ka Yan Ng
TORONTO (Reuters) - Steve Nash, um dos principais jogadores da liga norte-americana de basquete, está em busca do sucesso em uma nova carreira, dessa vez atrás das câmeras.
Armador do Phoenix Suns da NBA e duas vezes eleito o melhor jogador da liga, Nash é o diretor de um filme que conta a história de seu ídolo, Terry Fox. Vítima de câncer e com uma perna amputada, Fox comoveu o Canadá em 1980 ao tentar atravessar o país numa campanha para arrecadar fundos para a pesquisa do câncer.
"Into the Wind", que foi recebido pelo público com muitos aplausos e algumas lágrimas em sua pré-estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto, acompanha Fox, então com 22 anos, percorrendo a distância de uma maratona um dia após ter a perna amputada acima do joelho. Uma prótese de metal e fibra de vidro foi utilizada por ele.
Entrevistas com familiares e amigos e imagens de televisão são intercaladas com narrativas do diário de Fox.
O filme, produzido pela emissora esportiva norte-americana ESPN, tem como objetivo apresentar a história de Fox a norte-americanos mais jovens.
"A oportunidade de contar a história para um público relativamente novo era muito forte", disse Nash após a exibição.
"Para mim, acima de tudo, seria ótimo se Terry inspirasse as pessoas como me inspirou", acrescentou o jogador, que tinha seis anos quando acompanhou a saga de Fox.
Inicialmente ignorado pela mídia quando começou sua campanha na costa leste da Canadá, a corrida de Fox ganhou força quando seguiu para o oeste, com multidões se aglomerando nas ruas para vê-lo passar.
Após 143 dias e 5.373 quilômetros, dois terços de sua meta inicial, Fox foi obrigado a parar de correr pouco antes de chegar a Thunder Bay, em Ontario. Seu câncer tinha voltado e avançado para os pulmões. Ele arrecadou cerca de 1,9 milhão de dólares para o combate à doença.
Fox morreu nove meses depois. Ele atualmente é considerado um herói nacional e um ícone da pesquisa do câncer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.