Topo

Veneza homenageia cineasta chinês John Woo

03/09/2010 20h27

Por Mike Collett-White

VENEZA (Reuters) - O Festival de Veneza homenageou na sexta-feira o cineasta John Woo, um dos poucos diretores asiáticos a obter tanto sucesso em Hollywood quanto na sua terra.

Woo, de 64 anos, chinês de Hong Kong, recebeu um Leão de Ouro pelo conjunto da obra, no mesmo dia em que exibiu seu novo filme, "Reign of Assassins", que ele codirigiu com Su Chao-Pin e também produziu.

O cineasta, conhecido por suas sequências coreografadas de lutas, atuou em Hong Kong nas décadas de 1970 e 80 até chamar a atenção de Hollywood com "O Matador."

"Como trabalho em Hollywood há mais de 16 anos e aprendi muito ... acho que é hora de levar o que aprendi em Hollywood para a Ásia", disse Woo a jornalistas em Veneza.

"Por outro lado, acho que temos muito boas histórias na nossa cultura. Trabalho em vários países estrangeiros e acho que as pessoas em geral não sabem muito da nossa cultura. Algumas pessoas só são familiarizadas com os nossos filmes de kung fu."

"Por isso decidi fazer um filme como 'Red Cliff' e produzir um filme como 'Reign of Assassins'", acrescentou. "Não significa que desisti de Hollywood. Ainda tenho vários projetos em Hollywood e adoraria trabalhar tanto na China quanto nos Estados Unidos."