Michael Douglas espera vencer câncer em estágio avançado
LOS ANGELES (Reuters) - Michael Douglas disse na terça-feira que tinha 80 por cento de chances de se recuperar de um câncer, já em estágio avançado, na garganta.
Douglas, de 65 anos, astro do filme "Wall Street - Poder e Cobiça", disse ao apresentador de talk-show David Letterman que uma biópsia havia mostrado que seu câncer estava no estágio 4, que segundo ele era "intenso, e então eles têm que agir contra ele..."
Observando que a revelação de Douglas causou um susto do público que estava no programa, em Nova York, Letterman perguntou se um estágio 4 seria um bom diagnóstico.
"Hmm, não", respondeu Douglas, segundo uma transcrição divulgada pelo programa "Late Show with David Letterman" da
CBS.
Câncer no estágio 4 significa que se espalhou bem além do tumor original e costuma ser impossível de curar.
"Não, a gente quer que fique abaixo do estágio 1... mas não está -- a grande coisa com a qual a gente está sempre preocupado está se espalhando... e as expectativas são boas..."
"As porcentagens são muito boas", acrescentou Douglas. "Eu odiaria dizer, mas no momento, parece que (as chances) devem ser de 80 por cento, e com certos hospitais e tudo, isso melhora."
Douglas disse a Letterman que seu câncer foi causado pela bebida e o fumo.
Ele afirmou que sua garganta o estava incomodando fazia tempo, e diversos médicos o encaminharam para uma série de exames no ano passado, mas não encontraram nada.
Depois de tirar férias no meio do ano, ele foi submetido à biópsia, que revelou o câncer em estágio avançado.
Douglas expressou sua frustração com os médicos que não encontraram nada, "porque eu estava ciente no começo do verão e comecei a reclamar sobre algo, mas eles não conseguiram ver naquele momento."
(Reportagem de Dean Goodman)