Topo

George Clooney recebe prêmio humanitário na festa dos Emmys

30/08/2010 10h33

LOS ANGELES (Reuters) - George Clooney acrescentou mais um troféu a seu Oscar, dois Globos de Ouro e sua grande lista de prêmios dos críticos de cinema -- mas esse não teve nada a ver com o trabalho de ator.

Clooney recebeu o prêmio humanitário Bob Hope na cerimônia do Primetime Emmys Awards, por seu trabalho de conscientização sobre a crise de Darfur, no Sudão, e seus esforços para levantar recursos para causas humanitárias, incluindo o furacão Katrina, o terremoto do Haiti, e as vítimas dos ataques de 11 de setembro, de 2001, contra Nova York e Washington D.C.

"É importante lembrarmos o quanto de bem pode ser feito, porque vivemos em um época tão estranha onde o mau comportamento suga toda a nossa atenção e a da imprensa", declarou Clooney ao aceitar o prêmio.

O ator disse esperar que outras pessoas assumam a posição e "ajudem a descobrir um jeito de manter os holofotes nessas situações que partem o coração, e que continuam a partir o coração muito depois de as câmeras as deixarem".

O presidente da Academia de Televisão, John Shaffner, disse que Clooney, de 49 anos, era "uma escolha óbvia" para o prêmio humanitário porque ele havia "compreendido e cultivado o poder da televisão... para alcançar o coração das pessoas pelo mundo".

Clooney, uma das figuras mais conhecidas de Hollywood, foi um dos principais organizadores dos programas de arrecadação de fundos para as vítimas do terremoto que atingiu o Haiti em janeiro de 2010 e o furacão Katrina, que devastou Nova Orleans em agosto de 2005.

Ele foi nomeado mensageiro da paz pela Organização das Nações Unidas em 2008 e em 2006 se pronunciou no Conselho de Segurança da ONU sobre a crise de refugiados na região de conflito de Darfur, no Sudão, que já causou a morte de mais de 300 mil pessoas.

Nos bastidores da cerimônia, Clooney falou sobre como o prêmio era diferente dos outros ganhos como ator ou roteirista.

"É constrangedor porque você não quer receber um prêmio por fazer algo que já deveria fazer", disse ele. "É uma coisa bem-intencionada, então você aceita. Mas é muito difícil levar."

O prêmio humanitário Bob Hope foi criado em 2002 em memória ao falecido comediante. Outros que receberam o prêmio incluem Oprah Winfrey e Bill Cosby.

(Reportagem de Zorianna Kit)