Topo

USA Today vai demitir funcionários e fazer reestruturação

27/08/2010 18h23

NOVA YORK (Reuters) - O USA Today, um dos maiores jornais norte-americanos, vai reduzir seu quadro de profissionais e reorganizou suas atividades administrativas e de redação para refletir a importância crescente do jornalismo online e a queda na publicidade.

Publicado pela editora Gannett, o jornal anunciou nesta sexta-feira que pretende reduzir seu quadro de funcionários em 130 profissionais de todas as partes da empresa, disse o porta-voz Ed Cassidy.

A iniciativa foi anunciada no momento em que a indústria de jornais se esforça para superar a queda acentuada na publicidade e circulação, à medida que mais pessoas passam a buscar notícias na Internet, em telefones inteligentes e leitores digitais.

Em resposta à maneira como o público vem consumindo a mídia, o USA Today criou cinco departamentos novos voltados em parte no desenvolvimento digital, de produtos e da empresa.

O USA Today é o segundo maior jornal dos Estados Unidos e vem sendo prejudicado pela queda no número de anúncios.

As páginas de anúncios pagos no jornal totalizaram 580 no segundo trimestre deste ano, contra 602 no mesmo período de um ano atrás, na medida em que empresas ligadas ao setor de turismo, uma categoria importante para o jornal, reduziram suas despesas.

(Reportagem de Jennifer Saba)