Topo

James Patterson lidera lista de escritores mais bem pagos

20/08/2010 17h56

NOVA YORK (Reuters) - A indústria editorial pode estar passando por tempos difíceis, com quedas em suas vendas, mas uma pesquisa nova indica que muitos dos escritores cujos livros estiveram entre os mais vendidos do ano passado tiveram renda considerável.

O autor de thrillers James Patterson liderou a lista dos escritores mais bem pagos divulgada na sexta-feira pela Forbes.com, tendo recebido 70 milhões de dólares nos últimos 12 meses. O valor abrange seu contrato mais recente para escrever 17 livros até o final de 2012, por estimados 100 milhões de dólares.

O ranking da Forbes é baseado na receita obtida pelos autores com seus livros, direitos dos livros para o cinema, televisão, games e outras fontes de renda entre 1 de junho de 2009 e 1 de junho de 2010.

Patterson, 63 anos, já escreveu mais de 50 best-sellers e vendeu mais de 170 milhões de livros em todo o mundo, criando uma franquia que se expandiu para Hollywood, a televisão, gibis e games.

A autora Stephanie Meyer, cuja série "Crepúsculo", sobre vampiros, foi transposta para o cinema em uma série de filmes de grande bilheteria, ganhou 40 milhões de dólares no período citado, apesar de não ter lançado um livro novo nesse período. Sua nova novela de 192 páginas, seu primeiro título em dois anos, foi lançada em junho.

O autor de eternos sucessos no gênero suspense e horror Stephen King é o terceiro nome da lista, com receita de 34 milhões de dólares que inclui 8 milhões com vendas de títulos anteriores. Seu romance mais recente, "Under the Dome", foi lançado em novembro e já vendeu 600 mil exemplares, segundo a Nielsen BookScan.

A lista completa pode ser encontrada no endereço www.forbes.com.

(Reportagem de Christine Kearney)