Cameron Diaz é celebridade mais perigosa na Internet, diz estudo
Por Zachary Goelman
NOVA YORK, 19 de agosto, 14h44 (Reuters) - Ela pode ser conhecida por suas risadinhas divertidas e sua beleza sexy, mas, agora, a atriz de cinema Cameron Diaz se tornou também a celebridade mais perigosa da Internet.
Cameron, de 37 anos, lidera a lista das celebridades mais perigosas de serem buscadas online, à frente de Julia Roberts, a segunda colocada, informou a empresa de segurança de computadores McAfee. A celebridade mais perigosa do ano passado, Jessica Biel, está em terceiro lugar este ano.
Um em cada dez sites com informações sobre a estrela de "Encontro Explosivo" traz software malicioso criado para infectar computadores e roubar dados de usuários, diz uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela McAfee.
Os criadores de softwares maliciosos usam as celebridades como iscas para incentivar fãs e outros a clicar sobre links e descarregar conteúdos aparentemente inócuos, contendo programas que roubam senhas e outras informações particulares, disse Dave Marcus, diretor de pesquisas de segurança dos Laboratórios McAfee.
"Eles sabem que as pessoas querem ter proteções de tela com pessoas famosas. Acompanham os temas que estão bombando na Internet e criam seus conteúdos tóxicos de acordo com isso", acrescentou Marcus.
"Isso está ligado a uma tendência mais ampla de uso de iscas de engenharia social. Muitas vezes um cibercriminoso garimpa o Twitter ou rastreia o Google Tendências para contaminar esses links. Está muito claro que eles usam temas populares na mídia como iscas", afirmou ele.
A supermodelo Gisele Bündchen é o quarto nome na lista das celebridades perigosas, seguida por Brad Pitt, um dos dois homens a constar entre os Top 10. "Historicamente falando, Brad Pitt é uma das celebridades mais perigosas para se fazer buscas. Ele está sempre entre as primeiras", disse Marcus.
A ex-modelo da Victoria's Secret Adriana Lima é a sexta na lista, seguida por Jennifer Love-Jewitt e Nicole Kidman, empatadas no sétimo lugar. Tom Cruise foi o oitavo colocado, seguido por Heidi Klum e Penelope Cruz empatadas no nono. Anna Paquin, estrela do sucesso de TV "True Blood", completa os Top 10.
É a quarta vez que a McAfee publica uma lista anual de indivíduos perigosos.
Marcus diz que está vendo o mesmo tipo de software malicioso sendo distribuído, mas em números maiores.
A McAfee descobriu 6 milhões de peças únicas de programação maliciosa recém-criadas. "São cerca de 60 mil por dia. Esse é um número muito grande e lamentável", afirmou Marcus.
O estudo usou avaliações do McAfee SiteAdvisor para rastrear as fontes arriscadas de conteúdo sobre celebridades na Internet e então usou os resultados para calcular uma porcentagem total de risco.