Escritora Geraldine Brooks vai receber prêmio literário Dayton
NOVA YORK - Geraldine Brooks, jornalista e autora de ficção histórica premiada com o Pulitzer que escreveu o bem recebido "People of the Book" (2008), ambientado em Sarajevo durante a guerra, recebeu o Prêmio Literário da Paz Dayton pelo conjunto de sua obra, anunciaram os organizadores do prêmio na terça-feira.
Brooks tem 54 anos e foi correspondente do "Wall Street Journal" no exterior, cobrindo o Oriente Médio, África e os Bálcãs, antes de passar a escrever para a "New Yorker" sobre assuntos de interesse humano que emergiram após a fragmentação da antiga Iugoslávia.
Seus romances históricos incluíram a saga sobre a guerra civil americana "March", baseada no romance "Adoráveis Mulheres" e que lhe valeu o Prêmio Pulitzer de ficção, e "Year of Wonders: A Novel of the Plague", baseado na história da cidadezinha britânica de Eyam.
Brooks, que divide seu tempo entre Sydney, Austrália, onde nasceu, e Massachusetts, disse em comunicado à imprensa que o Prêmio Literário da Paz Dayton, inspirado nos Acordos Dayton de Paz que puseram fim à guerra na Bósnia, possui "um significado especial para mim".
"Eu cobri os combates nos Bálcãs como jornalista. Sei o que a paz pode significar para uma população civil violada e assediada por anos de guerra", disse ela em comunicado (reportagem de Christine Kearney).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.