Topo

Nigel Lythgoe volta a produzir "American Idol"

05/08/2010 17h46

LOS ANGELES (Reuters) - O produtor Nigel Lythgoe vai retornar ao concurso musical "American Idol", que ele ajudou a criar na TV dos Estados Unidos, no momento em que o programa renova o júri e o formato para garantir uma injeção de novidade, diante da queda de audiência.

Produtor prolífico que é também jurado no programa "So You Think You Can Dance", da rede Fox, Lythgoe foi convocado para ser produtor executivo do "American Idol" em sua décima temporada, que começa em janeiro de 2011, informou a Fox nesta quinta-feira.

O retorno dele ao "Idol" vinha sendo motivo de rumores há semanas. Lythgoe ajudou a lançar o concurso de canção "Pop Idol" no Reino Unido, com seu amigo de longa data Simon Fuller. Os dois levaram o formato popular aos Estados Unidos com "American Idol", que vai ao ar na Fox.

Lythgoe deixou "American Idol" após sete temporadas e nas últimas quatro o programa começou a perder audiência.

"Trabalhar como produtor executivo de 'American Idol' nos primeiros sete anos não apenas foi uma viagem inspiradora ao coração da cultura pop americana, como abriu meus olhos para o potencial não aproveitado dos jovens incrivelmente dinâmicos deste mundo", disse Lythgoe em comunicado à imprensa.

Sua escolha como produtor executivo se dá após as saídas recentes dos jurados Simon Cowell e Ellen DeGeneres. Vários órgãos de mídia vinham especulando que celebridades como a cantora e atriz Jennifer Lopez e o roqueiro Steven Tyler poderiam entrar para o júri.

Mas no início da semana executivos da Fox disseram que ainda não foram assinados contratos com nenhum jurado novo.

Já foram feitas algumas modificações. A idade mínima dos participantes foi reduzida para 15 anos e o programa semanal de resultados foi cortado pela metade, para 30 minutos.

"American Idol" é produzido pela 19 Entertainment, uma unidade da CKX Inc, e pela FremantleMedia, da emissora RTL Group, controlada pela Bertlesmann AG. A Fox faz parte da News Corporation.