Topo

Pietro Mario, que fez 'Capitão Furacão' e 'O Rei Leão', morre aos 81 anos

O ator e dublador Pietro Mario -  Bel Pedrosa/Folhapress
O ator e dublador Pietro Mario Imagem: Bel Pedrosa/Folhapress

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

31/08/2020 15h51Atualizada em 01/09/2020 11h21

O ator e dublador Pietro Mario morreu hoje, aos 81 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi dada pelo site Versão Dublada e confirmada ao UOL pela viúva, Maria, com quem ele era casado havia 14 anos. Ele trabalhou no infantil "Capitão Furacão" e fez diversas dublagens famosas, como uma das versões do mestre Yoda em "Star Wars" e o personagem Rafiki, de "O Rei Leão".

Pietro sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) no dia 29 de junho, foi internado e, na alta, foi para uma casa de repouso, onde morreu mais tarde.

De acordo com Maria, Pietro teve covid-19 há cerca de cinco meses, mas a doença não teve relação com a morte.

pietro - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
O ator e dublador Pietro Mario em Capitão Furacão
Imagem: Divulgação/TV Globo

Eu costumo dizer que o mundo só teve convívio com três pessoas com tanta delicadeza: Paulinho da Viola, Manuel Bandeira e ele. Três homens de uma pureza de alma"
Maria, viúva de Pietro.

Pietro será velado e cremado amanhã, no Memorial do Carmo, às 13h.

Mais sobre o ator

Pietro Mário Francesco Bogianchini nasceu na Itália em 1939, mas veio cedo para o Brasil, onde começou a trabalhar no universo do audiovisual.

Ele ganhou destaque nos anos 1960 ao apresentar o programa infantil "Capitão Furacão". O artista também trabalhou em algumas novelas, como "Páginas da Vida", "Deus Salve o Rei", "Novo Mundo" e "A Favorita".

Pietro também dublou "Capitão Caverna", foi o Rafiki de "O Rei Leão", fez "Pocahontas", "Aladin" e interpretou Tony Soprano, da série "Família Soprano". Como mestre Yoda, apareceu em redublagem do sucesso "O Retorno de Jedi".

Mais recentemente, esteve em "O Mecanismo", em que fez Dr. Mário Garcez Britto — personagem com paralelo a Marcio Thomaz Bastos.

pietro - Reprodução/GShow - Reprodução/GShow
Orozimbo (Pietro Mario) morre durante o casamento com Cecília (Isabella Dragão) em "Novo Mundo"
Imagem: Reprodução/GShow

Nas redes sociais, o ator Marcos Veras escreveu uma despedida para Pietro Mário, com quem trabalhou no espetáculo "O Mágico de Oz".

"Hoje partiu o amigo Pietro Mário. Tive o prazer de trabalhar com ele no espetáculo O Mágico de Oz onde ele era o Mágico e eu o Espantalho. Fomos felizes por anos com esse espetáculo e depois nos encontramos várias vezes nos estúdios e teatros da vida. Ator inteligente e sempre gentil. Um contador de histórias ótimas. Nosso eterno Capitão Furacão. Descanse em Paz e obrigado."