Topo

Colega de 'Pantera' exalta liderança de Chadwick Boseman para atores negros

Danai Gurira e Chadwick Boseman, companheiros no filme Pantera Negra; atriz destacou o legado que Boseman deixou para negros e negras Imagem: George Pimentel/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/08/2020 11h15Atualizada em 31/08/2020 13h02

A atriz Danai Gurira homenageou o amigo Chadwick Boseman, morto na sexta-feira (28) vítima de um câncer de cólon.

A colega de "Pantera Negra" reforçou como Boseman foi fundamental para uma mudança na estrutura do cinema: negros e negras protagonistas de histórias, sendo super-heróis para quem antes não se via na tela.

Relacionadas

Em Wakanda, em qualquer lugar

Em "Pantera Negra", Danai Gurira viveu Okoye, general responsável pela guarda do rei T'Challa.

"Ele fez com que todos se sentissem amados, ouvidos e vistos. Ele desempenhou papéis grandes e icônicos porque possuía dentro de si aquela conexão com a grandeza para poder trazê-los tão ricamente à vida", escreveu Danai em uma foto no Instagram.

"Ele tinha um espírito heroico e marchava ao som de seu próprio tambor; daí sua excelência como artista e a incrível coragem e determinação ao enfrentar os desafios da vida; enquanto ainda guia a todos nós", completou.

Um rei

O longo depoimento para Boseman começou com um questionamento: "como honrar um rei?".

"Tonta com a perda de meu colega, meu amigo, meu irmão. Lutando por palavras. Nada parece adequado. Sempre fiquei maravilhada com o quão especial Chadwick era", disse

Um cara tão puro de coração, profundamente generoso, real e divertido. Todo o meu trabalho como Okoye era respeitar e proteger um rei. Honre sua liderança. Chadwick tornou esse trabalho profundamente fácil.

Representatividade

Mais à frente, Danai destacou que Chadwick liderou uma revolução real, além de Wakanda.

"Eu pensava em como era grata por ele ser o protagonista com quem eu estava trabalhando. Um verdadeiro ato de classe", afirmou.

E tão perfeitamente equipado para assumir a responsabilidade de liderar a franquia que mudou tudo para a representação negra.

Um herói, várias inspirações

Por fim, a general Okeyo abraçou todos aqueles que sentiram a perda de T'Challa, principalmente para crianças que nunca se viram como um herói nos cinemas de padrões racistas.

"Uma perda ressoando em meu próprio coração e também em todo o mundo. As crianças que ele inspirou, meu coração dói por elas, por perderem seu herói assim que finalmente o encontraram", encerrou.

Estou muito grata por ter feito a jornada dos Panteras Negras com ele. Por tê-lo conhecido, passado um tempo em sua luz e liderança e chamá-lo de amigo para sempre.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Colega de 'Pantera' exalta liderança de Chadwick Boseman para atores negros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade