Topo

'Lucifer': Tom Ellis também foi pego de surpresa pela renovação da série

Cena da quinta temporada de "Lucifer" - Divulgação
Cena da quinta temporada de 'Lucifer' Imagem: Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

21/08/2020 04h00Atualizada em 25/08/2020 11h56

Nosso diabo favorito está de volta! A primeira parte da quinta (e penúltima) temporada de "Lucifer" estreia hoje na Netflix, e o UOL teve a chance de bater um papo exclusivo com o ator Tom Ellis.

Ele abre o jogo sobre as novidades da nova temporada, sua jornada como o Anjo Caído, e o fato de que a série agora vai acabar MESMO depois de uma renovação surpresa.

Quer ver? Então vem:

O susto da renovação

Até o começo do ano, a quinta temporada de "Lucifer" seria a última, mas as coisas mudaram no meio do caminho —e Tom, que mal havia começado a se despedir do personagem, também foi pego de surpresa.

Eu precisava de um tempo para processar o luto, então eu só queria ir trabalhar e me divertir, sem pensar que era o fim, porque era simplesmente muito para lidar. Então eu fiquei surpreso quando me perguntaram o que eu achava de fazer uma nova temporada.

Nem precisamos dizer que, apesar do choque, ele aceitou de cara. "Falei 'claro', vamos fazer isso e encontrar uma história".

O primeiro fim e a lealdade dos fãs

Essa não foi a primeira vez em que "Lucifer" voltou à vida (com o perdão do trocadilho místico).

Em 2018, a série foi cancelada por sua emissora original, a Fox, após três temporadas. A Netflix, porém, a resgatou pouco depois -muito pela forte reação dos fãs, a quem Tom é especialmente grato.

No teatro, no palco, você tem um retorno imediato, com as palmas, as gargalhadas. Em uma série ou um filme, você não sabe como vai ser essa reação até você finalmente lançá-los. E nós fomos realmente abraçados pelos fãs. A reação com o cancelamento da terceira temporada foi surpreendente e mostrou o quanto nós realmente estávamos conectados a eles.

E, entre os fãs da série, os brasileiros não são só os mais empolgados, como também estão entre os mais numerosos -pelo menos no Instagram do ator. "35% dos meus seguidores são brasileiros, o que globalmente é muita coisa", diz.

Trabalho em dobro

A quinta temporada de "Lucifer" traz Tom Ellis em dose dupla: além de viver o Diabo, ele também dá vida ao irmão gêmeo dele, Miguel (sim, o arcanjo).

Miguel se aproveita da ausência de Lucifer na Terra para atrapalhar a vida do irmão, o que deu mais trabalho para o ator britânico, mas também garantiu uma experiência divertida para ele.

Depois de tanto tempo fazendo Lúcifer, foi interessante fazer um outro personagem com Miguel. Eu não tinha tanto tempo entre um e outro, na hora de gravar, então tentei deixar esses personagens bem diferentes entre si. Não foi exatamente desafiador, mas era importante manter a diferença.

Entre os outros destaques da temporada, estão um episódio metalinguístico, em que Chloe (Lauren German) investiga a morte de um roteirista que criou uma série baseada na vida de Lucifer, e um episódio noir, filmado em preto e branco, que é um dos favoritos de Tom: "Nós pudemos entrar em outros personagens para ele. Foi muito especial para nós".

Chloe e Lucifer no episódio noir da quinta temporada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O início de tudo

A jornada de Tom Ellis como Lucifer começou em 2014, quando ele recebeu o roteiro da série após ver outra produção que protagonizava, "Rush", ser cancelada depois de apenas uma temporada.

Tinha muitos roteiros, mas o de 'Lucifer' foi o que me fez dizer 'é isso que eu quero' depois de ler três ou quatro páginas. O personagem era escrito de forma brilhante.

Tempos depois, um encontro com Len Wiseman, o diretor do episódio piloto, selou tudo. "Caiu como uma luva, uma luva que me serviu muito bem", lembrou.

A jornada (e o fim)

Agora, cinco anos depois de a série ter estreado, Tom vê que tanto ele quanto Lucifer cresceram.

Eu sinto que Lucifer era um adolescente, que cresceu e se tornou o homem que ele deveria se tornar. E como Tom, eu aprendi tanto sobre o processo de filmar e produzir, sobre coisas além do meu trabalho. Minha responsabilidade também aumentou.

O britânico também se sente mais preparado para dizer adeus ao personagem (e à série) quando chegar a hora. "É um privilégio saber que você vai poder concluir uma história. Estou feliz em saber que conseguimos encerrá-la de forma adequada e que conseguimos contá-la por completo".

E Tom já sabe bem o que gostaria de fazer antes de se despedir de vez de Lucifer:

Nunca consegui dirigir bem rápido o carro dele porque eles [a equipe] têm medo de me deixar fazer isso. Mas se eu pudesse correr numa pista apropriada, já seria incrível.

Já estamos torcendo!

A nova (e última) temporada ainda não tem data para sair, mas uma coisa sobre ela os produtores Joe Henderson e Ildy Modrovich já adiantaram: ela irá abordar o racismo policial, em reação aos protestos que tomaram o mundo após a morte de George Floyd, nos Estados Unidos.