Topo

Zoológico retratado em 'Tiger King' é fechado após pressão de entidades

Jeff Lowe, de "Tiger King", tornou-se dono do zoológico de Joe Exotic em 2016 devido a problemas financeiros do ex-dono - Reprodução
Jeff Lowe, de 'Tiger King', tornou-se dono do zoológico de Joe Exotic em 2016 devido a problemas financeiros do ex-dono Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/08/2020 10h27

Jeff Lowe, atual proprietário do zoológico de Joe Exotic da série "Tiger King" ('A máfia dos Tigres', em português), anunciou ontem no Facebook que o local será fechado em razão das "pressões" de instituições dos direitos dos animais. Segundo o site NME, a postagem informava o fechamento do local "com efeito imediato".

O zoológico era de Joe Exotic, mas foi repassado ao controle do ex-parceiro de negócios Jeff Lowe, em 2016, devido a problemas financeiros. Além de administrar o espaço, Jeff mudou o nome do local para Greater Wynnewood Exotic Animal Park.

"O fenômeno Tiger King definitivamente mudou nossas vidas de muitas maneiras", dizia a postagem.

Isso [participar de 'Tiger King'] fez de nós e provavelmente continuará a nos tornar um alvo de todos os malucos e loucos dos direitos dos animais do mundo, mas estamos preparados. A partir de hoje, decidimos fechar o antigo zoológico com efeito imediato
Jeff Lowe

Na postagem Jeff ainda explicou que, em razão do fechamento do zoológico, ele perdeu sua licença como expositor no USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

O atual proprietário ainda acusou a instituição de ceder a pressão de órgãos dos direitos dos animais que faz "falsas acusações" contra ele.

No estado de Oklahoma, a posse de animais exóticos é perfeitamente legal. Tenha certeza de que todos os animais continuarão a ter um cuidado excelente e, consequentemente, não estarão mais sujeitos às inspeções do USDA
Jeff Lowe

Após a repercussão da postagem, não é mais possível encontrar a página do zoológico, nem a postagem feita pelo proprietário.

Em junho, Carole Baskin, dona da instituição dos direitos dos animais Big Cat Rescue, ganhou o direito de administrar o zoológico após um julgamento por uso de marca registrada contra Joe -- que está preso desde 2019 e condenado a 22 anos de prisão por maus tratos a animais e encomendar a morte de Carole.

O juiz que concedeu a decisão determinou que Jeff deixasse o local no prazo de até 120 dias, que terminaria em outubro deste ano.

Spin-off

Em junho, Jeff já havia revelado à revista People que ele e sua mulher, Lauren Dropla, irão fazer um spin-off da série com o formato de reality show.

O spin-off ainda não tem data de estreia, mas Jeff contou que a nova série será para "mostrar o seu lado da história".

Queremos mostrar como é difícil o dia a dia de administrar um zoológico tão grande, com tantos felinos. Além disso, temos que lutar o tempo todo contra os ativistas animais