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Procon notifica Netflix a esclarecer aumento de reclamações de assinantes

Netflix é notificada pelo Procon-SP por aumento de reclamações de clientes - Chesnot/Getty Images
Netflix é notificada pelo Procon-SP por aumento de reclamações de clientes Imagem: Chesnot/Getty Images

Caio Coletti

Do UOL, em São Paulo

18/08/2020 08h15

O Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) notificou a Netflix a esclarecer um suposto aumento no número de reclamações dos assinantes, apontado inicialmente por matéria da revista Veja.

A entidade citou em sua notificação que a plataforma de streaming estaria engajada em práticas como duplicidade de cobranças e alteração de plano de assinatura sem a autorização do cliente. A Netflix ainda estaria responsabilizando o próprio cliente por tais problemas.

A empresa tem 72 horas para responder ao Procon-SP. O streaming deverá esclarecer quais passos toma, por exemplo, para impedir a contratação de seus serviços mediante fraude ou uso indevido de dados.

Outra cobrança da entidade é que a Netflix diga se providenciou medidas específicas para atendimento do aumento de contratações e demandas geradas durante a pandemia.

Respondendo à notificação, a Netflix disse ao UOL que prioriza a segurança dos assinantes e que não houve comprometimento de dados de contas e nem do sistema que possa ter causado as reclamações.

A segurança das contas de nossos assinantes é uma prioridade para nós, e estamos trabalhando para melhorar a forma como lidamos com questões como essas
Netflix sobre notificação do Procon-SP

A assessoria ainda encaminhou clientes para esta página, onde dá dicas sobre como manter a conta segura e as informações pessoais do assinante protegidas.